Marrocos participou da 122ª Sessão do Conselho Executivo de Turismo da ONU, que foi realizada recentemente em Cartagena das Índias, Colômbia, num contexto favorável marcado pela recuperação do sector turístico global.
Os membros da delegação marroquina, Zohra Tazi, Directora Interina de Estratégia e Cooperação, e Omar Dinia, Director Adjunto do Ministério do Turismo, Artesanato e Economia Social e Solidária, aproveitaram esta oportunidade para destacar a excepcional resiliência do Reino, indica um comunicado de imprensa do Ministério do Turismo, Artesanato e Economia Social e Solidária a que o ECOS DO HENDA teve acesso.
Sob a liderança esclarecida de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, o sector do turismo demonstrou uma notável capacidade de adaptação aos desafios, demonstrando assim a força e a capacidade de resposta do Reino na gestão de crises, nota a mesma fonte.
O Conselho foi informado da implementação do roteiro 2023-2026 para o sector do turismo marroquino, destacando os recordes recentes registados pelo sector, com 14,6 milhões de turistas recebidos no final de Outubro de 2024, um aumento de 2,3 milhões de turistas adicionais em relação a 2023 e receitas turísticas de 87,1 mil milhões de dirhams no final de Setembro de 2024.
À margem deste evento, que reuniu 47 países, a delegação marroquina manteve discussões frutuosas com responsáveis do Turismo da ONU.
As discussões centraram-se no progresso do projecto de abertura do Escritório de Turismo da ONU em Marrocos e no reforço da cooperação Marrocos-ONU no Turismo. Uma reunião bilateral com o Vice-Ministro do Turismo do Canadá também permitiu explorar novas vias de colaboração.
Durante a sessão, o Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, fez uma avaliação encorajadora das actividades da Organização, destacando a notável recuperação do turismo a nível mundial, que atingiu 97% do seu nível pré-pandemia no primeiro trimestre de 2024, acolhendo quase 285 milhões de visitantes (turistas) internacionais.
Marrocos, por seu lado, apresenta resultados particularmente excepcionais, superando em muito a média mundial, com uma taxa de recuperação de 132% no mesmo período, ou 35 pontos mais que a média internacional.
Este desempenho excepcional insere-se na continuidade dos esforços do Reino, que já tinha registado uma taxa de recuperação de 112% a partir de 2023, testemunhando assim a resiliência e o dinamismo do sector do turismo marroquino face aos desafios pós-pandemia.
Importa recordar o compromisso contínuo de Marrocos com o Turismo da ONU desde a sua criação em 1975.
O Reino ocupa actualmente um assento no Conselho Executivo para o período 2022-2025 e é membro de vários comités-chave, demonstrando o seu papel activo no desenvolvimento do turismo internacional.