Cimeira de Negócios EUA-África pode atrair mais de 1.500 participantes

A 17ª Cimeira EUA-África, a realizar-se em Junho do próximo ano, em Luanda, poderá atrair mais de 1.500 participantes, entre Chefes de Estado africanos, altos funcionários do Governo norte-americano, CEOs, investidores e empreendedores. A estimativa é do Corporate Council on Africa (CCA), organizadora do evento empresarial, que postou a informação no seu site.

O CCA adianta que a cimeira, marcada para o período de 23 a 27, vai contar com sessões plenárias, painéis de discussão, sessões de pitch de investimento, oportunidades de networking e uma exposição apresentando produtos e serviços inovadores.

O CCA ressalta, no seu site, que a selecção de Angola como país anfitrião é uma prova do seu notável progresso e potencial como um actor-chave na economia africana.

Na sequência, a presidente e CEO do Corporate Council on Africa, Florie Liser, adiantou que a Cimeira EUA-África, que Luanda vai acolher, será um evento marcante, que vai destacar o potencial económico e a importância estratégica de Angola, como líder em África, assim como reconhecer a crescente importância do continente africano como um parceiro estratégico económico, comercial e empresarial dos EUA e do sector privado.

A responsável revelou, ainda, que a cimeira vai mostrar as diversas indústrias de Angola, com o foco, sobretudo, nas potencialidades do continente africano, como as oportunidades de negócios e investimentos.

Um comunicado da Presidência da República de Angola considera o evento de grande importância estratégica, referindo que o mesmo vai reunir líderes governamentais, empresariais e investidores de ambos os continentes, reforçando, deste modo, o compromisso entre África e os Estados Unidos no fortalecimento de laços económicos, comerciais e de investimento.

O documento destaca que esta cimeira pretende discutir e promover oportunidades de investimento, inovação e parcerias entre os sectores público e privado, com enfoque em áreas como Infra-estrutura, Energia, Tecnologia, Agricultura e Indústria.

Momento importante em África
A Presidência da República faz saber que a cimeira vai marcar um momento importante para o continente africano e para o desenvolvimento sustentável das economias, enquanto estreita as relações com o mercado americano.

“A realização desta cimeira, em Luanda, é particularmente simbólica, pois coincide com o 50º Aniversário da Independência de Angola, a celebrar-se no dia 11 de Novembro de 2025”, destaca a Presidência da República no comunicado.

A Presidência ressalta, também, que o evento vai acontecer num momento de grandes transformações e crescimento económico do país, solidificando a sua posição como um parceiro chave no desenvolvimento económico e político do continente africano.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *