Os beneficiários dos serviços da rede de Terminais Multicaixas (ATM), em Luanda, reagiram, sexta-feira, de forma positiva a alteração para mais 20 mil kwanzas em cada operação bancária.
O acréscimo tornado público por via de uma nota divulgada pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), na quinta-feira, refere que esta mudança de levantamento diário de 120 mil kwanzas em duas operações de 60 mil cada, foi realizada com a aprovação do Banco Nacional de Angola (BNA).
A reacção a esta modificação, clientes na capital do país destacam a medida da EMIS como sendo benéfica em relação à redução do fluxo de utentes em ATM.
Sango Henriques, um dos beneficiários destes serviços considerou que a medida vai ajudar os beneficiários a reduzirem a frequência em caixas automáticos.
Também, acrescentou, que vai aumentar a capacidade de aquisição do consumidor sem ter que se deslocar repetidas vezes em ATM.
Manuel Zenguele sublinhou que esta medida deve ser bem acolhida já que faz parte de um processo de desenvolvimento que visa reduzir a procura permanente de moeda em espécie.
Para ele, esta reavaliação, talvez, surge para ajudar a diminuir as longas filas observadas mensalmente em zonas interiores das agências bancárias e em caixas automáticos.
Já Rui Lopes, que também valorizou o facto, tendo acrescentado que um dos grandes benefícios vai ser o aumento da capacidade de levantamento de valores para compensar algumas necessidades enfrentadas diariamente.
Esta iniciativa vai possibilitar os utentes destes serviços a não retornarem, horas ou um dia depois de procederem a realização dos limites estabelecidos, porque existirá um valor reservado consigo destinado a suprir as carências pontuais diárias.