Sudão: Colapso de barragem faz 60 mortos

Pelo menos 60 pessoas morreram no Sudão, na sequência do colapso de uma barragem, causando ainda inundação de várias habitações, anunciou, hoje, uma organização não-governamental (ONG).

Os números avançados por esta ONG humanitária estão muito acima dos números oficiais, já que, de acordo com a agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP), o Ministério da Saúde anunciou a morte de apenas quatro pessoas, sem dizer quantas estão desaparecidas, mas vários órgãos de comunicação locais colocam o número de mortes em pelo menos 60, a que acrescem os que foram levados na enxurrada e estão desaparecidos.

Segundo a Lusa, um responsável local disse ao ‘site’ sudanês Al-Tagheer que deve haver pelo menos 60 mortos, e o governante com o pelouro da gestão dos recursos naturais confirmou que os danos “são extensos”, mas sem avançar números.

De acordo com o portal de notícias Medameek, citado pela AP, há mais de 100 pessoas desaparecidas, para além dos habitantes que subiram as colinas para fugir à força das águas.

A barragem está a 40 quilómetros a norte de Porto Sudão, a cidade para onde muitos dos principais governantes do país fugiram no seguimento da guerra entre as forças armadas e as forças paramilitares conhecidas como Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês).

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *