Bahrein parceria na agricultura e petróleo em Angola

Membro do Parlamento do Reino do Bahrein, Maryam Al Dhaen esteve recentemente em Angola e revela promissoras perspectivas de investimento no mercado angolano, com foco na agricultura e no petróleo.

Durante a sua passagem por Angola, Mariam Al Dhaen, compartilhou as suas percepções e experiências, não só como membro do Parlamento do Bahrein, mas também como empresária de sucesso sobre o que se pode fazer aproveitando as enormes potencialidades.

Explicou que, a visita acaba por ser feita com um profundo compromisso de fomentar laços económicos entre os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e a África.

Al Dhaen destacou as abundantes oportunidades de investimento que Angola oferece, particularmente nos sectores da agricultura, e recursos minerais que podem tornar o país num exportador de alguns produtos com realce ao alumínio para o Bahrein.

“A minha carreira iniciou há cerca de 25 anos, foi uma época de desafios, mas através da perseverança, adquirimos valiosa experiência e estabelecemos a nossa presença no mercado”, lembra Al Dhaen.

Negócios e governança

Actualmete a empresaria é responsável por alguns projectos governamentais, liderando uma equipa de cerca de 100 especialistas que vai empregar perto de cinco mil funcionários até ao pico dos projectos.

Enfatizou o papel vital do sector privado na promoção do desenvolvimento económico, observando, que “Governos em todo o mundo fazem parcerias com empresas privadas para transferir ‘expertise’ e preparar os cidadãos para o emprego.

Empoderando mulheres nos negócios

Maryan Al Dhaen referiu-se do papel das mulheres do seu país no processo de desenvolvimento, como figura influente no Parlamento do Bahrein, na qualidade de defensora das mulheres nos negócios.

“No Bahrein, alcançamos marcos significativos em igualdade de gênero. As mulheres agora compõem quase 50% do sector empresarial, apoiadas por programas nacionais que as empoderam e promovem o seu progresso”, afirmou.

Terra de oportunidades

A empresária sente-se entusiasmada em avançar com investimentos em sectolres-chave, referindo que Angola é um tesouro de recursos naturais, desde o seu rico potencial agrícola até à sua vasta riqueza mineral, sendo o terceiro maior produtor de diamantes da África, apesar de a exploração ser apenas de 40%.

“As oportunidades em ouro, petróleo e minerais como cobre, cobalto, manganês e lítio são imensas”, assinalou, sublinhando por isso que Angola pode ser um parceiro estratégico na segurança alimentar e tecnologias agrícolas.

Mariam Al Dhaen acredita que a parceria entre o Bahrein e Angola em sectores como o de petróleo e gás, infraestrutura, turismo e agricultura podem impulsionar o crescimento mútuo”, lembrando que está em curso no Bahrein uma dinâmica de diversificar as fontes de renda, para deixar de depender do petróleo e gás.

“Esse movimento estratégico não só fortaleceu a resiliência económica da nação, mas também posicionou o Bahrein como um centro de inovação e crescimento além de suas raízes tradicionais na energia”, destacou.

A parlamentar ressaltou que a nomeação de Júlio Belarmino Gomes Mayato como embaixador de Angola no Bahrein marca um passo significativo no aprofundamento dos laços de cooperação.

“A representação diplomática é crucial para fomentar o diálogo político, facilitar o comércio e aumentar o intercâmbio cultural entre as nações”, frisou, referindo que não está apenas a abrir caminhos para investidores do Golfo, mas também destacando a  prosperidade e desenvolvimento compartilhados.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *