O jornal norte-americano New York Times está a avançar nesta quinta-feira que várias pessoas próximas do presidente dos Estados Unidos acreditam que Joe Biden começou a aceitar a ideia de que pode não ser capaz de ganhar as presidenciais de novembro, cedendo às exigências crescentes de muitos membros do seu partido.
Uma das pessoas citadas pelo NYT, sob anonimanto, afirmou mesmo que “a realidade está a instalar-se” e que não seria uma surpresa se Biden fizesse um anúncio em breve apoiando a vice-presidente Kamala Harris como sua substituta na corrida à Casa Branca.
O NYT esclarece que esta informação tem por base entrevistas com quatro pessoas próximas do presidente, que falaram sob a condição de anonimato para não ofender Joe Biden, descrevendo a situação como extremamente delicada.
O presidente dos Estados Unidos está, neste momento, isolado na sua casa de férias no Delaware depois de ter testado positivo à covid-19.
A notícia do NYT surge depois de o Washington Post ter avançado que o antigo presidente norte-americano Barack Obama disse a algumas pessoas próximas nos últimos dias que o trajeto de Joe Biden até à vitória está mais dificultado e que ele acha que o presidente precisa considerar seriamente a viabilidade de sua candidatura. Obama terá sublinhado que a sua preocupação é proteger Biden e o seu legado, e rejeitou a ideia de que poderá influenciar o processo de tomada de decisão de Biden.