O Banco de Fomento Angola (BFA) lidera a lista de reclamações do sistema financeiro angolano, com um total de 2.205 reclamações
Neste sentido, segundo o relatório do departamento de conduta financeira do Banco Nacional de Angola (BNA), referente ao primeiro trimestre deste ano, depois do BFA surge na lista o Banco de Angolano de Investimentos (BAI) que em várias ocasiões já foi considerado como o melhor banco angolano com 1.565 reclamações.
O Standard Bank com 1.176 reclamações ocupa o terceiro lugas das reclamações dos clientes, seguido do Banco BIC com 692 e, por último, o Banco de Poupança e Crédito (BPC), que sempre apareceu como o pior banco angolano, com apenas 557 reclamações.
Em linha com o processo de monitorização da conduta das instituições financeiras, durante o primeiro trimestre de 2024, o Sistema Financeiro Angolano (SFA) recepcionou um total de 16 548 reclamações, numa média de 5 516 processos por mês, o que correspondeu a aumentos de 105,97% face ao trimestre anterior.
Foram registados 8 034 processos e de 146,29% quando comparado com o período homólogo de 2023, que contou com 6 719 reclamações.
O Banco Nacional de Angola justifica que o aumento exponencial do volume de reclamações face ao período homólogo está relacionado com a entrada em funcionamento de uma nova Sociedade Prestadora de Serviços de Pagamento, a Africell Mobile Money, com uma carteira superior a 8,5 milhões de contas registadas, bem como com o aumento da conscientização dos clientes das instituições financeiras, relativamente à defesa dos seus direitos e legítimos interesses.