O Presidente da República, João Lourenço, manifestou esta terça-feira, sentimentos de pesar pela morte do Vice-Presidente do Malawi, Saulos Chilima, vítima de acidente de aviação.
Numa mensagem endereçada ao seu homólogo do Malawi, Lazarus Chakwera, o Chefe de Estado expressou que foi com profunda tristeza que tomou conhecimento do trágico acidente de aviação que vitimou Saulos Chilima, ocorrido segunda-feira.
“Nesta hora de profunda consternação pela perda deste ilustre filho da vossa nação, quero endereçar a Vossa Excelência, em nome do Executivo angolano e no meu próprio, os nossos sinceros sentimentos de pesar, os quais peço que estenda à família enlutada e aos amigos do malogrado”, afirmou.
Pelo enfausto acontecimento, o Presidente João Lourenço endereçou votos de solidariedade neste momento doloroso para o Malawi.
O Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, confirmou esta terça-feira, numa breve mensagem à nação, a morte de Chilima e dos seus companheiros após o acidente do avião militar em que viajavam.
A aeronave acidentada foi localizada completamente destruída ao redor de um promontório na floresta de Chikangawa.
O presidente explicou que, após esforços infrutíferos das forças armadas para contactar a tripulação do avião, o Gabinete Presidencial indicou que o aparelho saiu de Lilongwe na manhã de segunda-feira e deveria aterrar menos de uma hora depois no Aeroporto Internacional de Mzuzu, no norte do país.
Dado este acidente aéreo, cujas causas são actualmente desconhecidas, ordenou uma operação de busca e salvamento para encontrar os ocupantes do avião.