CAN´2023: Emerse Faé premiado com cem milhões de Francos

O treinador interino da Côte d’Ivoire, Emersé Faé, foi contemplado com um prémio de 100 milhões de Francos CFA (cerca de 136,6 milhões em kwanzas) pelo Presidente do país, Alassane Ouattara, pela conquista do Campeonato Africano das Nações (CAN’2023), em futebol, disputado de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro.

O francês Jean-Louis Gasset, de 70 anos de idade, foi o treinador inicial da Côte d´Ivoire, para a campanha do CAN2023, despedido no meio da prova. Em substituição entrou o Emerse Faé, de 41 anos de idade, que nem técnico-adjunto era, estava como um simples membro da equipa técnica.

Para o azar do novo técnico, logo no primeiro jogo enfrentou uma goleada de 0-4, mas o que muitos não imaginaram é que este mesmo treinador levaria o seu país ao grande título, depois da vitória sobre a similar da Nigéria.

Em desvantagem no resultado (0-1), Faé conduziu a selecção ao triunfo de 2-1, em jogo da final, disputado no domingo, no Estádio Olímpico Ebimpé, em Abidjan.

Este resultado alcançado pelos anfitriões serve de alerta aos países africanos, para maior aposta nos quadros nos nacionais, na medida em que nem sempre importar profissionais dará solução aos problemas.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *