A população do município da Ecunha, na província do Huambo, ganhou esta quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024, um novo hospital com capacidade de internamento de 56 camas, projectado para atender as crescentes necessidades de saúde da comunidade, com instalações modernas e serviços de qualidade.
O novo Hospital Municipal da Ecunha vai oferecer atendimento médico abrangente, desde cuidados de emergências até serviços especializados.
Equipado com tecnologia de ponta e com uma infra-estrutura avançada, a nova unidade hospitalar conta com dois blocos operatórios, serviços de imagiologia, banco de sangue, laboratórios, pediatria, maternidade, entre outros serviços essenciais para atender as populações daquela municipalidade.
A empreitada, que esteve a cargo da OMATAPALO – Engenharia e Construção, foi inaugurada pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, num evento que contou com a presença das autoridades locais, líderes comunitários e representantes do sector da saúde.
Esta nova unidade hospitalar é uma conquista crucial para a população de Ecunha e das localidades circunvizinhas, pois, além de elevar significativamente a qualidade da assistência médica e medicamentosa, o hospital servirá como referência na promoção da saúde e bem-estar da comunidade.
“Este projecto, com as suas valências e qualidade, vai garantir uma significativa melhoria no acesso aos cuidados de saúde dos habitantes de Ecunha e das comunidades próximas, beneficiando milhares de pessoas, com impactos muito positivos nos indicadores de saúde pública desta região”, destaca o porta-voz do Grupo OMATAPALO, Edmar Manuel.
A OMATAPALO, que está a celebrar o 20.º aniversário, tem desenvolvido várias obras relevantes na província do Huambo, com destaque para o Hospital Materno Infantil do Bailundo, Estrada e Ponte Sassonde, intervenção na Ribeira da Granja e infra-estruturas da cidade do Huambo.