No âmbito das medidas de melhoramento do ambiente rodoviário no País, visando a prevenção e combate aos efeitos negativos da Sinistralidade Rodoviária, após o lançamento do “Título de Veículo”, a República de Angola terá a partir do dia 10 de Janeiro de 2024, um novo sistema de registo e atribuição de matrículas aos veículos.
O lançamento terá lugar na sede da DTSER e será feito por meio da apresentação publica do Projecto a Sociedade, seguido de uma conferência de Imprensa aos órgãos de comunicação social.
Os procedimentos para registo inicial são os mesmos, com o pagamento do valor anunciado por cada classe de veículo, na altura do lançamento do Título de Veículo, só que os cidadãos passaram a receber um novo número de matrícula e a ter que aplicá-lo a nova chapa de matrícula.
A nova chapa de matrícula contém elementos de segurança que diferente da situação actual, em que a matrícula é feita em qualquer esquina, são definidos por lei, ajudam a identificar com mais facilidade, eficiência e eficácia os veículos e os seus titulares.
Os veículos que actualmente já se encontram matriculados, vão manter o mesmo número de matrícula, mas terão de aplicar a nova chapa de matrículas num período de dois anos, obedecendo um plano/calendário a ser definido pela PNA.
Mais detalhes serão esclarecidos na Conferência a ser realizada no dia 10 de Janeiro de 2024, na sede da DTSER, ao Palanca, após o acto de lançamento do projeto “das Novas Chapas de Matrícula” à Sociedade e aos órgãos de comunicação social.