INIS participa na feira da saúde e do bem-estar físico e mental com a realização de 50 testes médicos

O Instituto Nacional de Investigação em Saúde participou no princípio do mês de Dezembro do ano em curso (2023), na feira da saúde e do bem-estar físico e mental a convite da organização juvenil Jucarente.

A actividade realizada pela Associação Juvenil de Apoio aos Jovens Carentes (Jucarente), sob o lema: “Doe agora, para garantir o futuro e promover o bem-estar nas Comunidades”, visou celebrar o Dia Internacional de Doar.

Comemorado no dia 30 de Novembro, a data é celebrada anualmente e visa promover oportunidades, assegurar uma vida saudável e o bem-estar de todos, avaliar a saúde das comunidades, divulgar o conhecimento e acções que promovam medidas e prevenções de doenças, promover a importância da boa alimentação e outros.

Na ocasião, o Instituto Nacional de Investigação em Saúde que se fez representar com uma equipa de técnicos, expôs os serviços que tem disponibilizado aos cidadãos, entre eles ligados a medicina convencional e natural, aproveitou a ocasião para apresentar uma pomada fabricada a base de extrato da planta uxi amarelo e óleo de cilo. O objectivo foi demonstrar o controlo de qualidade dos produtos da medicina natural realizado nos laboratórios de fitoquímica do INIS.

Durante a feira, os técnicos aproveitaram, igualmente, para apresentar o resultado de um trabalho científico realizado no INIS com as folhas de goiabeira que se cingiu na identificação dos principais activos e na avaliação microbiana.

Na ocasião os especialistas do Instituto Nacional de Investigação em Saúde procederam ao atendimento de 50 pacientes tendo realizado testes de malária e Covid-19, sendo que do total, apenas um teste de malária deu positivo.

Entretanto, no âmbito do lema da referida feira: “Doe agora, para garantir o futuro e promover o bem-estar nas Comunidades”, o INIS doou quatro caixas de luvas esterilizadas, duas caixas de marcaras faciais e ainda duas caixas de testes de malária à organização Jucarente.

Importa referir que a feira foi realizada na rua da Sassaça, no Distrito Urbano da Maianga, Bairro Cassenda, numa parceria com Administração da Maianga, o Gabinete provincial da Saúde de Luanda, o Programa de Luta contra a Malária, Grupo Zumba e da Associação Nacional de Luta contra as Drogas (ANLD).

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *