Durante o acto de empossamento na tarde desta terça-feira, 14 de Novembro de 2023, do novo Secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Paulo de Andrade Teles Carreira, ocorrido no Palácio Presidencial, o Chefe de Estado pediu apenas que, sem prejuízo das outras áreas que também são da responsabilidade do novo secretário de Estado, “que se preste particular atenção à nossa companhia de bandeira, a TAAG”.
Por: Diniz Kapapelo
“Temos que ser mais ambiciosos para fazermos dela uma companhia mais competitiva, que sirva melhor os seus passageiros e os seus utentes”, solicitou o Presidente João Lourenço, no acto testemunhado pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, pelos Ministros de Estado e altos membros da Presidência da República.
Entretanto, essa solicitação, feita há apenas um dia, já caiu em saco roto na medida em que, as reclamações dos utentes e passageiros da TAAG são diárias e prendem-se, quase sempre, com a falta de qualidade dos serviços prestados, a falta de informação aos clientes e aos atrasos recorrentes e sem justificação alguma como o que ocorreu esta quarta-feira, 15 de Novembro.
Entre os utentes da companhia de bandeira que viu o seu voo atrasado e, posteriormente cancelado sem qualquer explicação, justificação ou informação, está o Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga, que tinha uma missão de serviço na província da Lunda Norte, onde está a decorrer o encontro regional da juventude angolana.
Segundo apurou o ECOS DO HENDA, após cinco horas de espera, a TAAG e seus gestores não conseguiram dizer aos passageiros os motivos do atraso do voo em questão.
“As minhas mais sinceras e humildes desculpas aos jovens da região Leste do nosso amado país que hoje as 09 horas marcaram a abertura do encontro regional da juventude”, começou por se desculpar Isaías Kalunga, garantindo que, para o seu desagrado, cerca de três mil jovens marcaram presença as 10 horas no aeroporto para receber a delegação que o acompanharia de Luanda ao Dundo, mas que, por culpa da TAAG não foi possível deslocar-se oportunamente aquela província.
“Infelizmente tive que pedir o cancelamento da minha recepção, pois no processo de sabotagem a governação do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, a TAAG e o seu Conselho de Administração têm dado sinais claro de falta de comprometimento com a pátria e com os seus clientes que diariamente usam o respectivo serviço”, denunciou o líder da juventude angolana.
E reforçou a sua afirmação com dados precisos: “Estamos aqui faz 5 horas e ninguém diz nada, nem se falam as razões do mega atraso do nosso voo”, sublinhou, chamando atenção para um dos lemas do mandato actual do Presidente João Lourenço, consubstanciado em “Trabalhar mais e Comunicar melhor”.
“A comunicação é sempre fundamental numa sociedade que se preza de gestores dignos”, chamou atenção Isaías Kalunga, recordando que, esta é a segunda vez, em menos de 10 dias que não dirige uma actividade aos jovens por culpa da TAAG, depois do mesmo ter ocorrido quando pretendia deslocar-se à província do Huambo onde decorreu, igualmente, uma actividade com os jovens angolanos.
Importa recordar que na semana finda um outro voo da TAAG foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência minutos após ter descolado do aeroporto 4 de Fevereiro. A justificação apresentada aos utentes é que a aeronave apresentou uma avaria, condicionando deste modo, a viagem de dezenas de passageiros.