Com trabalhos orientados pelo Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da SADC, João Lourenço, a Cimeira Extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral convocada para este sábado, 04 de Novembro, em Luanda terminou ao início da noite com a divulgação de um comunicado final.
O documento enviado ao ECOS DO HENDA refere, entre as decisões essenciais, a preocupação com a deterioração da situação de segurança e humanitária no leste da República Democrática do Congo (RDC) e com os relatos de retoma dos ataques e ocupação de parcelas do território pelo M23, numa clara violação do cessar-fogo.
De acordo com o comunicado final, os estadistas reunidos em Luanda baixaram orientações estratégicas sobre o destacamento da Missão da SADC na RDC, destinado a restaurar a paz e a segurança no país.

ELOGIO À ACÇÃO DO CAMPEÃO DA PAZ
A Cimeira louvou os esforços empreendidos pelo Presidente João Lourenço, na qualidade de campeão designado pela União Africana para a procura da paz no leste da RDC.
Por outro lado, a reunião de alto nível deste sábado na capital angolana conferiu mandato ao Presidente em Exercício da SADC para, coadjuvado pela Troika do Órgão, intensificar os esforços diplomáticos entre a RDC e o Ruanda com vista à consecução de uma paz duradoura na RDC.