A UNITA apresenta esta terça-feira, 31 de Outubro, a sua réplica política sobre o Estado da Nação, proferida pelo Presidente da República, no passado dia 16 do corrente mês, na Plenária da Assembleia Nacional, que marcou a abertura do Ano Parlamentar 2023/2024.
De acordo com uma nota do maior partido na oposição, a réplica ao discurso do presidente João Lourenço, vai decorrer na sede do partido, na zona da Maianga, e será proferida pelo presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior.
No final da sua Mensagem sobre o Estado da Nação 2023, João Lourenço disse que “quaisquer tentativas de alguém fazer o seu discurso sobre o Estado da Nação será um exercício ilegítimo de usurpação das competências que a Constituição confere apenas e exclusivamente ao Chefe de Estado, que é uma entidade singular”, abrindo um amplo debate sobre a legitimidade da oposição proferir um outro discurso sobre o estado da Nação.
De recordar, que o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, faria o seu discurso à Nação no dia 13 de Outubro. Entretanto, o mesmo foi adiado, devido à convocatória da Assembleia Nacional de uma reunião com a Comissão Permanente para informar a recepção da proposta de destituição do Presidente da República, João Lourenço, e a Plenária para o dia 14 deste mês, que chumbou a iniciativa do maior partido na oposição.