A JMPLA, Organização Juvenil do MPLA, decidiu homenagear o Presidente do Partido com uma marcha de apoio, realizada no Domingo, 22 de Outubro, em algumas localidades de País. Em Luanda pode-se dizer que a passeata alcançou os objectivos já que conseguiu juntar um número considerável de simpatizantes, militantes, incluindo Membros do Bureau Político.
Por: Rui Kandove
Apesar da mobilização notável, ficou evidente que há muito trabalho por se fazer, já que, pelo menos em Luanda, a UNITA tem feito números interessantes. Portanto, sublinho, há muito trabalho pela frente, para igualar e/ou ultrapassar os números da UNITA.
E Quando tudo parecia “normal”, eis que Crispiniano dos Santos, o Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, resolve meter “literalmente” água.
O Jovem dirigente, num tom arrogante recheado de mal criadez e leviandade resolveu, do nada, atacar os seus adversários políticos com as seguintes palavras:
A JMPLA é a única organização juvenil no País, as outras são meras associações criminosas.
Para além de irresponsável, insensato, Crispiniano está a se revelar um activo tóxico para a sua organização.
Ou o MPLA, (perdoem-me a expressão), “livra-se” dele de imediato, ou o partido continuará cada vez mais distante do segmento mais importante, a juventude.
O Primeiro Secretário Nacional da JMPLA não percebe que o contexto é particularmente desfavorável para a sua organização e que um dos responsáveis pelo insucesso é exactamente ele?
Não percebe que os jovens estão mais instruídos e que compreendem a diferença entre o essencial e o acessório?
Não percebe que é graças a sua liderança fraca que o Nelito Ekuikui, para além do mérito natural, é referência no seio da juventude? Enfim… Salvem a JMPLA, amanhã pode ser muito tarde!!!