O Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EXIM) atribuiu à Omatapalo, em conjunto com o Ministério das Finanças da República de Angola, a SunAfrica e o ING Bank LLC com o Prémio “Negócio do Ano” durante a sua Conferência Anual de 2023, em reconhecimento pelo impacto que a operação realizada pela empresa Angolana e pela sua congénere Americana teve no apoio aos empregos americanos através das exportações.
A parceira da Omatapalo SunÁfrica está Localizada em Miami, Flórida, desenvolve projectos solares oferecendo soluções competitivas e sustentáveis de energia renovável.
A empresa angolana Omatapalo tem actividade em diversos sectores da economia do País estando também presente noutras geografias e sendo o maior empregador privado nacional.
A receber este prémio em nome da Omatapalo esteve o seu PCA e CEO, Pedro Santos e em representação do Ministério das Finanças da República de Angola esteve o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos EUA, Agostinho Van-Dúnem.
A 1 de Junho de 2023, o Conselho de Administração do EXIM aprovou uma transacção de 907 milhões de dólares, a maior da história do EXIM, que apoiará a construção de duas centrais eléctricas de energia solar na República de Angola. Este projecto – com a SunAfrica como promotor do projecto em parceria com a Omatapalo – irá gerar mais de 500 megawatts de energia renovável e fornecer acesso a recursos energéticos limpos em Angola.
Apoiará as exportações de painéis solares e outros equipamentos dos EUA, bem como 1.600 empregos. O projecto – inicialmente anunciado durante a Cimeira do G7 de 2022 – avança a principal Parceria para Infra-estruturas e Investimentos Globais (PGII) do Presidente Biden, que visa promover a Infra-estrutura digital e energética em todo o mundo. De notar que apenas entidades e empresas que cumpram as exigentes regras de boa governação e de compliance existentes nos EUA podem ter acesso a participar em semelhantes parcerias.
Instados a comentar a operação os vários intervenientes disseram:
“A OMATAPALO teve uma experiência muito positiva ao trabalhar com o EXIM Bank na sua tentativa de apoiar necessidades críticas de desenvolvimento no sector energético de Angola de uma forma acessível e sustentável”, disse Pedro Santos, Presidente e CEO da OMATAPALO.
“Com o apoio do EXIM, a OMATAPALO executará o objectivo do governo angolano de aumentar estes serviços básicos para milhões dos seus cidadãos. Estamos orgulhosos de desempenhar um papel neste importante projecto e honrados por ele ter sido reconhecido como o Negócio do Ano do EXIM.”
“Estou muito orgulhoso de anunciar a SunAfrica como o Negócio do Ano do EXIM”, disse a Presidente e Presidente do EXIM, Reta Jo Lewis.
“Este acordo não é apenas histórico como a maior transação de energia renovável que o EXIM autorizou até o momento, mas também apoia a Parceria da Administração Biden-Harris para prioridades globais de infraestrutura e investimento para avançar a tecnologia de energia limpa e projectos de Infra-estruturas importantes em todo o mundo. Estamos orgulhosos de desempenhar um papel no financiamento deste importante projeto para cumprir o nosso mandato de apoiar os exportadores e os trabalhadores americanos.”
“Este reconhecimento é uma prova do poder de colaboração entre o governo dos EUA e as empresas do sector privado, particularmente no que diz respeito a dar às pequenas empresas dos EUA uma oportunidade de competir contra concorrentes estrangeiros activos no sector de desenvolvimento energético”, disse o CEO da SunAfrica, Adam Cortese.
“Gostaríamos de estender o nosso sincero agradecimento a todos aqueles que contribuíram para esta conquista, incluindo a equipa de negócios do EXIM Bank e a administração Biden-Harris, que apoiou este projeto sob o manto da Parceria do Presidente Biden para Infraestrutura e Investimento Global, e esperamos continuar nossa experiência positiva de trabalhar com a equipe do EXIM Bank também em projectos futuros.”
“O ING tem o prazer de fazer parceria com o EXIM e organizar o seu maior financiamento de projeto de energia solar e o primeiro projeto na África Subsaariana”, disse Gemma Bae, Diretora Geral e Chefe do SEF Américas da ING Capital. colocamos a sustentabilidade no centro do que fazemos e, como intermediários financeiros, sabemos que temos um papel importante a desempenhar no combate às alterações climáticas através daquilo que financiamos. É por isso que estamos satisfeitos por ter o EXIM a juntar-se ao ING na nossa jornada enquanto trabalhar com os clientes para cumprir suas metas climáticas.”