Inscrições abertas para o concurso público na educação

As inscrições para o Concurso Público de Ingresso Externo no Regime Especial do Sector da Educação na província de Luanda estão abertas e os interessados podem submeter as suas candidaturas através do site www.concursoeducacao.gpl.ao, para preencher as 855 vagas disponíveis.

Os candidatos devem ser cidadãos angolanos e maiores de 18 anos, com formação de professores do Ensino Primário obtida nos magistérios, institutos superiores de ciências da educação e escolas superiores pedagógicas.

Para o Ensino Primário, estão habilitados a concorrer candidatos com formação de professores do ensino primário, igualmente obtida naquelas instituições de ensino médio e superior, com especialização em Pré-Escolar e Instrução Primária.

Para as vagas de professores para o Ensino Secundário do I Ciclo Geral, os interessados devem possuir o curso de formação de professores obtido nos mesmos estabelecimentos de ensino, para as disciplinas de Matemática, Física, Biologia / Química, Geografia / História, línguas Portuguesa, Francesa e Inglesa / EMC) e curso de Formação Técnica para a Educação Visual e Plástica e Educação Laboral.

Os candidatos às vagas no Ensino Secundário devem ter o curso de Formação de Professores e de Formação Técnica adquiridos nos magistérios, institutos técnicos e politécnicos, institutos superiores de ciências da educação, escolas superiores pedagógicas e instituições superiores de ensino técnico e politécnico.

Para se candidatar ao II Ciclo do Ensino Secundário Pedagógico os interessados devem possuir o grau de licenciatura e qualificações específicas para as disciplinas a que se candidatam, obtidas nos Institutos superiores de ciências da educação e nas escolas superiores pedagógicas.

Já para quem deseja candidatar-se ao II Ciclo do Ensino Secundário Técnico-Profissional o requisito é ter licenciatura e qualificações específicas para a disciplina técnica a que se candidata, obtidas nas referidas instituições.

Esses requisitos são válidos para a ocupação das 8.653 vagas disponíveis em todo o país, conforme estabelecido no Decreto Executivo n.º 214/23, de 19 de Setembro.

De acordo a distribuição por províncias, foram destinadas para Benguela 1.066 vagas, Bengo 125, Bié 479, Cabinda 353, Cuando Cubango 236, Cuanza Norte 353 e Cuanza Sul 479.

Para o Cunene foram destinadas 353 vagas, Huambo 475, Huíla 855, Lunda Norte 455, Lunda Sul 357, Malanje 435, Moxico 357, Namibe 235, Uíge 479 e Zaire 351.

O processo de selecção privilegia a inclusão, reservando uma quota de quatro por cento para candidatos com deficiência, comprovada pelas autoridades competentes e para pessoas com necessidades educativas especiais, desde que atendam os requisitos de contratação.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *