A construtora CARMON e o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação assinaram, na tarde desta segunda-feira, 02 de Outubro, o acto de consignação das obras para a reabilitação do troço Maria Teresa – Catete, localizado no município do Icolo e Bengo, uma estrada tida como bastante importante e que vai ligar o país de Norte a Sul, passando pela Estrada Nacional 230.
Por: Diniz Kapapelo
A intervenção esperada há sensivelmente 15 anos, depois da última ter sido realizada em 2008, o troço Maria Teresa – Catete, vai ser ampliado e reabilitado num prazo de 18 meses, cujas obras estarão a cargo da Carmon Reestrutura e Serviços Técnicos Especiais (SU). Com esta empreitada, 320 novos postos de trabalho para jovens locais serão abertos, permitindo deste modo, que mais chefes de famílias saiam do desemprego.
Na ocasião, o Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, começou por pedir desculpas aos angolanos, que têm nesta via, o seu ganha-pão e que trafegam por esta importante via, nas condições que se encontra, pela demora que levou para a esperada intervenção no referido troço.
Com um orçamento na ordem de mais de 27 mil milhões de kwanzas, (27 780.522.252,00kz), o Ministro das Obras Públicas garantiu ter as condições criadas para a execução da obra, quer do ponto de vista técnico como financeiros.
“Do ponto de vista técnico, teremos uma estrada mais robusta, ampliada para quase 12 metros de larguras”.
O Governador de Luanda, Manuel da Conceição Homem, reforçou a ‘aliança’ com o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, que na ocasião, exortou ao Ministro que coloque Luanda na agenda das prioridades no que diz respeito a obras semelhantes, com vista a satisfazer a densidade populacional que vai acima dos 10 milhões de habitantes.
Dados gerais da obra
Extensão total: 53,0 KM
Dono da obra: MINOPUH/INEA
Empreiteiro: Carmon Reestrutura e Serviços Técnicos Especiais (SU), Lda
Fiscalização: Habiquatro – Arquitectura Engenharia Fiscalização e Mediação, Lda
Prazo da obra: 18 meses
Principais ligações: Cidade de Luanda / N’dalatando / Malanje / Xá Muteba e Saurimo.