O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, chegou no princípio da tarde deste sábado, 16 de Setembro, a Nova Iorque, para participar do Debate de Alto Nível da 78ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).
Por: Diniz Kapapelo
O Chefe de Estado angolano, proveniente da cidade de Havana (Cuba) onde participou na Cimeira do Grupo dos 77+China, lidera uma alta delegação do país que vai integrar, de 18 a 20 deste mês, os debates sobre diferentes matérias da actualidade mundial, como o terrorismo e o desenvolvimento sustentável.
O debate anual da Organização das Nações Unidas, na sua sede, em Nova Iorque, reúne os 193 países membros da ONU e vai estender-se até ao dia 26 deste mês.
O Presidente João Lourenço deverá discursar na próxima quarta-feira, 20 de Setembro, segundo dia do debate geral.
Da agenda do Chefe de Estado conta uma longa lista de contactos políticos e diplomáticos, que inclui encontros com homólogos e Chefes de Governo de diferentes países.
Este ano, o Debate de Alto Nível decorre sob o tema: “Reconstruir a Confiança e Renovar a Solidariedade Global através de Acções para Acelerar a Implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para Alcançar a Paz, a Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade para Todos”.
O evento será presidido pelo Embaixador Dennis Francis, da República de Trindade e Tobago, eleito para este cargo rotativo a 01 de Junho 2023, em representação do Grupo dos Estados da América Latina e Caraíbas (GRULAC).
A iniciativa decorre numa altura em que a situação político-militar, económica, social e climática internacional está marcada por diversos desafios e crises em diferentes partes do mundo, em particular na Europa e no Continente Africano.
Um desses desafios, que poderá estar na pauta dos Chefes de Estado e de Governo presentes em Nova Iorque, é a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que tem tido um impacto significativo na situação internacional.
De realçar que já se encontram em Nova Iorque outras entidades do Estado angolano, que se vão juntar ao Chefe de Estado, João Lourenço, entre os quais o ministro das Relações Exteriores, Téte António.