Presidente da Assembleia Nacional augura empenho dos parlamentares para uma Angola democrática, próspera, pacífica e socialmente justa

Completa-se hoje um ano em que os 220 deputados eleitos nas eleições gerais de 2022 foram investidos, como exímios representantes do Povo Soberano na V Legislatura da Assembleia Nacional.

Em mensagem por ocasião da investidura dos deputados da V legislatura da Assembleia Nacional, a Presidente do hemiciclo, Carolina Cerqueira, desejou à todos os seus melhores votos, confiante de que o sentido do dever, a ética parlamentar e a resiliência perante as adversidades possam alavancar “o nosso contributo e empenho para uma Angola democrática, próspera, pacífica e socialmente justa”.

Leia na íntegra a mensagem da Presidente da Assembleia Nacional

Caros colegas, Deputadas e Deputados, o exercício da função legislativa é uma nobre missão que o povo angolano nos mandatou exigindo de todos nós o respeito pela dignidade de cada angolano que representamos.

Para tal, o decoro parlamentar exige de nós o cumprimento do mandato que juramos cumprir e tudo fazermos para garantir a paz social e política.

Embora seja democrático discordarmos quando os interesses e os valores que abraçamos e acreditamos são confrontados, mas deve prevalecer a ética e a compreensão, no exercício do nosso direito ou poder, nunca fazer prevalecer o desrespeito nos debates e actuação, pautando sempre para fazer solidificar a pluralidade parlamentar, manter o decoro e o respeito pelas instituições como dever constitucional.

Neste primeiro ano da quinta legislatura, provamos que é possível superar as dificuldades e que todos os meios de concertação política devem ser esgotados, respeitando a diferença para encontrar consensos a favor das melhores decisões a favor do bem-estar das populações que representamos.

Perante os desafios incomensuráveis que se apresentam na agenda parlamentar, num contexto internacional complexo e internamente desafiante, auguro que a tolerância, a serenidade e o compromisso de todos a favor da paz social e a paz política prevaleçam a favor da democracia, do entendimento e do respeito na diferença.

É perante este desafio que mais uma vez apelamos aos angolanos que representamos, o dever de defesa do interesse público, no respeito pela Constituição e pelas leis vigentes.

Bem hajam Excelências pela efeméride do primeiro ano legislativo da V Legislatura.

O nosso muito obrigado, caros compatriotas.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *