O antigo capitão da selecção sénior masculina de Basquetebol, Ângelo Victoriano, torna-se no segundo angolano distinguido pela FIBA Hall of Fame 2023 “Passeio da Fama” da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), depois de Jean-Jacques da Conceição, em 2013.
Ângelo Victoriano, integra a lista das personalidades a serem distinguidas no “FIBA Hall of Fame 2023”, divulgada no princípio do mês de Junho, no site oficial da Federação Internacional de Basquetebol – FIBA.
A cerimónia de consagração teve lugar na noite do dia 23 de Agosto, após o encerramento do Congresso da FIBA, em Manila, Filipinas, com um total de 10 jogadores e dois treinadores sendo formalmente reconhecidos pelas suas incríveis contribuições em prol do Basquetebol no mundo.
Lista completa das figuras homenageadas no “FIBA Hall of Fame 2023”
Jogadores: Amaya Valdemoro (Espanha), Yuko Oga (Japão), Penny Taylor (Austrália), Katrina McClain (EUA), Wlamir Marques (Brasil), Yao Ming (China), Liem Tjien Siong / Sonny Hendrawan (Indonésia), Ângelo Monteiro dos Santos Victoriano (Angola), Carlos Loyzaga (Filipinas – postumamente), Zurab Sakandelidze (Geórgia – postumamente).
Treinadores: Valerie Garnier (França) e Alessandro Gamba (Itália).
Criado em 1991, o FIBA Hall of Fame, ou FIBA Basketball Hall of Fame, é um prestigioso evento do órgão reitor do Basquetebol mundial que visa homenagear jogadores, treinadores, clubes, árbitros, e dirigentes pela máxima contribuição e feitos em prol da modalidade no mundo.
Ângelo Vitoriano, recorde-se, começou a carreira desportiva em 1982, aos 14 anos, no Nova, Bairro da Maianga, antes de transferir-se para o Petro de Luanda com 16 ano, onde pela primeira vez foi convocado para a Selecção Nacional júnior, visando a disputa do Campeonato Africano das Nações, em Moçambique.
Pelo 1º de Agosto, arrebatou três troféus de clubes africanos, enquanto pela Selecção Nacional de seniores conquistou oito títulos (1989, 1991, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003 e 2005), sendo o único jogador africano, a ter conquistado 8 Afrobaskets, à frente de Jean-Jacques Conceição e Carlos Almeida, ambos com 7.
Na sua carreira, Ângelo Victoriano representou Angola em quatro mundiais, nomeadamente, na Argentina (1990), Canadá (1994) e Estados Unidos de América (1998).
O antigo capitão da selecção nacional é dos atletas angolanos com mais representações nos Jogos Olímpicos, participando nas olimpíadas de Barcelona (1992), de Atlanta (1996), Sidney (2000) e Atenas (2004).