4ª edição da FMCA: Município de Cacuaco vence melhor participação e cilindra municípios de ‘peso’

O município de Cacuaco sagrou-se vencedor na classificação de melhor participação, na categoria de “Município Urbano”, durante a gala de premiação da 4.ª Edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA).

A informação foi avançada está segunda-feira, no facebook do Governo Provincial de Luanda, reiterando a participação de na feira, com a apresentação de uma montra onde a celeridade na conclusão de várias infra-estruturas ligadas ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e de Combate à Pobreza (PIDLCP) dominaram a presença na FMCA2023.

Administrador do Cazenga, Bica ‘vendeu’ falsa imagem do Marco Histórico na Feira dos Municípios. (DR)

Só mesmo para “aparecer”: Tomás Bica ‘vende’ falsa imagem do Marco Histórico na Feira dos Municípios

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, na semana finda, uma escultura em madeira do monumento dos Heróis do 4 de Fevereiro, na 4ª edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, que decorre na cidade do Lubango, província da Huíla.

A escultura, entregue pelo Administrador Municipal, Tomás Bica, é o símbolo que representa o município do Cazenga e passa a ideia que o referido monumento, construído para dignificar a memória das vítimas do 4 de Fevereiro está tão bonito, organizado e cuidado como a imagem entregue ao Chefe de Estado.

Entretanto, o marco histórico do Cazenga (real), onde os munícipes passam diariamente, encontra-se em avançado estado de degradação, senão mesmo abandonado, sendo certo que apenas tem alguma importância para actos publicidade enganosa do Administrador local para organizar festas com dinheiro público.

Engrácia Francisco Cabenha, a rainha do 4 de Fevereiro, é uma das pessoas que tem solicitado uma intervenção a quem de direito para requalificar aquele espaço histórico, já que a administração municipal, diz não ter capacidade financeira para arcar com as despesas para a manutenção do espaço, que além da Rádio Cazenga, alberga ainda um restaurante gerido por familiares de pessoas ligadas à administração municipal e também a repartição da cultura.

Marco Histórico 4 de Fevereiro do Cazenga está em estado avançado de degradação. (DR)

Recorda-se que em Fevereiro de 2022, o administrador Tomás Bica falou do plano de requalificação, atirando a responsabilidade ao governo central.

“Tendo em conta a especificidade da obra, a sua empreitada requer a intervenção do Governo central”, disse naquela altura, tendo naquela ocasião prometido fazer toda advocacia necessária para que se tenha um memorial que possa dignificar os heróis do 4 de Fevereiro e eternizar todas as acções daqueles bravos homens e mulheres que deram o seu sangue para o bem do povo angolano.

Mas a verdade é que até hoje, nada foi executado. Nem mesmo a reposição das placas metálicas furtadas no tempo do administrador Tany Narciso, algumas delas recuperadas pela administração conseguiram voltar ao local e dar o brilho que o espaço merece.

Muito pelo contrário, o Marco Histórico do Cazenga continua sem iluminação pública, segurança, jardins devidamente tratados e falta de esgotos para o escoamento das águas, situação que leva a que o espaço fique inundado sempre que chove.

Por outro lado, o Marco Histórico tornou-se ainda num local de acolhimento de criminosos e de prostituição, sob o olhar impávido e sereno da equipa de segurança.

Todavia, para um administrador que se preze, seria de bom tom que o Marco Histórico do Cazenga, que está igualmente encenada fisicamente no Stand do município, durante a abertura da 4.ª edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola- FMCA-2O23, que se realiza de 10 a 13 do corrente, na província da Huila, deveria ter um pouco mais de atenção da sua equipa que cuida dos espaços públicos do município para se dar a devida dignidade ao espaço e não servir apenas de um marco para aparecer e fazer “show off” como tem feito até agora.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *