Moxico: Bloco Democrático elege e legitima órgãos do Conselho Municipal

Decorreu na tarde do passado domingo, 06 de Agosto, na Sede do Bloco Democrático, no bairro Zorró, nesta cidade do Luena, Província do Moxico, a Assembleia Municipal de eleição dos órgãos municipais do BD.

Por: Daniel Tchiwape | Moxico

O processo foi conduzido pelos membros da Sociedade Civil independente, entre elas, a Associação Cívica Amigos do Povo, Trabalhador e Desempregados de Angola (ACAPTIDA) e o Grupo G7.

A Assembleia de renovação de mandato contou com a participação de 40 delegados dos quais três do Sexo Feminino.

Estiveram presentes dois membros do Conselho Nacional do Bloco Democrático, para o acompanhamento dos trabalhos.

De acordo com o programa do Bloco Democrático na província do Moxico, no dia 23 do mês em curso, vai decorrer a eleição dos membros do Secretariado Provincial, com vários candidatos, considerado o momento mais esperado da renovação de mandato.

Embora a eleição dos órgãos municipais, tivesse sido representada por candidatura única, a surpresa surgiu quando um dos candidatos ao Conselho Jurisdicional e de Fiscalização, acabou por ser o mais votado pelos membros da Assembleia, deixando claro que era a aposta dos delegados. Entretanto, por não ter apresentado a sua candidatura para concorrer a função de Secretário Municipal, a comisão eleitoral independente, não validou os votos tendo o mesmo continuolado no segundo lugar da lista ocupando a sua posição.

Importa referir que estavam disponíveis três vagas à serem preechidas, nomeadamente:

1.° Secretário Municipal do BD;

2.° Presidente do Conselho Jurisdicional e Fiscalização do Município;

3.° Presidente da Comissão Municipal.

No final, Barbosa Domingos Mukumba, de 28 anos de idade, natural da Catabola, Província do Bié, técnico Médio em Administração Pública, electricista e gestor de stock, colaborador na escola Dom Bosco, como docente, candidato único ao cargo de Secretário Municipal do Bloco Democrático no município do Moxico, foi eleito com 23 votos válidos, cinco nulos e 12 brancos perfazendo o total de 40 votos.

Por outro lado, Camilo Neves Quintas, de 25 anos de idade, natural do Luena, candidato à presidente municipal da Comissão de Jurisdição e Fiscalização do município sede, na província do Moxico, foi o mais votado e sem abstenção. No total teve 31 votos válidos, zero votos nulos e nove votos brancos, perfazendo os 40 votos dos delegados.

Bento Moisés Pedro, de 29 anos de idade, candidato à Presidente do Conselho municipal do Moxico, natural do Luena, Província do Moxico, Técnico Médio, em Ciências Físicas Biológicas e Motorista e subgerente na empresa Cawango, foi votado com 17 votos válidos, 14 brancos e oito votos nulos, totalizando 39 votos.

Pela Democracia, Justiça e transparência eleitoral, os órgãos da Sociedade Civil da Associação Cívica Amigos do Povo, Trabalhador e Desempregodos de Angola (ACAPTIDA) e o Grupo do G7, conduziram o processo, enquanto Comissão Eleitoral independente nos termos do regulamento interno.

Depois dos trabalhos, foi lavrada a acta, identificada com o número de ordem, n.° 1/08/2023 de Eleição e legitimação dos órgãos sociais, ao nível do município do Moxico do Bloco Democrático.

De referir que a Comissão Eleitoral independente, foi representada pelos seguintes Senhores Daniel Tchiwape Calima, presidente da ACAPTIDA, Vice-presidente, Edson Prata, do Grupo G7, ao passo que o Secretário foi Castro Cajila, da associação ACAPTDA.

No final dos trabalhos, o Secretário Municipal eleito e legitimado do Bloco Democrático teceu algumas considerações realçando a sua prontidão em dar sequência dos trabalhos com vista a ter um BD cada vez mais forte a nível do Moxico e trabalhar a favor do povo que sofre a cada dia que passa, fruto de uma governação que não tem o cidadão como o seu principal objectivo.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *