Depois das vítimas do MPLA: General Miala e CIVICOP identificam vítimas das fogueiras da UNITA na Jamba

Garantir um enterro digno das vítimas do conflito político de 1975 a 2002, continua a figurar entre as principais preocupações do Governo Angolano, sob-liderança do Presidente João Lourenço.

Para identificação de locais, exumação dos corpos das vítimas de Jonas Savimbi, encontra-se na Província do Cuando Cubango, o número um, e chefe do Serviço de Inteligência e Segurança do Estado (SINSE), General, Fernando Garcia Miala, que chefia a delegação da Civicop na Jamba.

Na Jamba, a equipa liderada por Fernando Garcia Miala, acompanhado de especialistas, trabalha na identificação das 80 mulheres e filhos das fogueiras, as famílias de Chingungi, e de outros dirigentes e militantes da UNITA, vítimas do conflito político.

De recordar, que, aos 15 de Novembro de 2021, o Governo fez a entrega aos seus familiares, dos restos mortais de Elias Salupeto Pena e de Adolosi Mango Alicerces, antigos dirigentes da UNITA, mortos, durante os confrontos pós-eleitorais de 1992, numa cerimónia realizada pela CIVICOP, Comissão para a Implementação do Plano de Reconciliação das Vítimas de Conflitos.

A entrega pelo Governo, dos restos mortais de Elias Salupeto Pena e de Adolosi Mango Alicerces, antigos dirigentes da UNITA , mortos durante os confrontos pós-eleitorais de 1992, foi recebida na altura com satisfação pelos familiares, que há mais de 30 anos, aguardavam pelo momento.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *