O SIC/Luanda, apresentou esta terça-feira, 01 de Agosto de 2023, no pátio do Comando Municipal do Cazenga da Polícia Nacional um grupo de marginais composta por quatro elementos com idades compreendidas entre 28 e 39 anos, implicada nos crimes de abuso de confiança e furto de Viatura, no Município do Cazenga.
As detenções ocorreram pelo facto de, no passado dia Junho de 2023, a quadrilha afluir a empresa Carlos Rent-a-Car, onde procederam o aluguer de duas viaturas Top Gama de marca Toyota, Modelo Land Cruiser (Prado) de cores Preta, pagando um valor total de Akz. 400.000,00 para usufruto dos meios durante quatro dia, num total de 50 mil kwanzas, por cada viatura, diariamente. Passado o tempo estabelecido, a quadrilha não devolveu mais os meios tal como combinado, direccionando-as a um pintor, integrante da mesma quadrilha, que alterou a cor original de uma das viaturas (Preta), para (Azul Escura) e posteriormente as comercializaram no valor 17 milhões de kwanza cada viatura.
Por sua vez, o Porta Voz do SIC/Luanda, referiu que feitas as detenções, as investigações apuraram que este era um modus operandi da quadrilha e que para o consumo destas acções, passavam-se por clientes, detentores de uma empresa Promotora de vendas denominada Somoveis Dekor, com escritórios localizados no Projecto Nova Vida e, por sua vez, passavam-se de consumidores dos serviços de Rent-a-car dando, a posterior, destino incerto aos veículos alugados.
Desta acção, foi possível recuperar as duas viaturas de marca Toyota Land Cruiser (Prado), bem como, uma pistola de marca Browning. Deste modo, os detidos foram já presentes ao Ministério Público e ao Juíz de Garantias, que aplicou como medida mais gravosa, a prisão preventida.
Entretanto, o SIC-Luanda, apela aos cidadãos a prestarem muita atenção aquando de negociações para aquisição de viaturas, conferindo a legitimidade junto das instituições afins.