“Zango lidera taxa de contaminação do HIV/SIDA no País”: Presidente da ANASO

O distrito Urbano do Zango, no município de Viana, foi apresentado, recentemente, pelo Presidente da ANASO, António Coelho, como a zona que apresenta o maior registo de contaminação do vírus do VIH/Sida no país.

De acordo com o Presidente da Rede Angolana de Organizações de Serviços de SIDA (ANASO), António Coelho, embora cerca de 350 mil pessoas em Angola vivem com o VIH/Sida, maior parte destes cidadãos residem em Luanda, transformando a cidade capital como a província com mais concentração de pessoas contaminadas.

“Cerca de 350 mil pessoas em Angola vivem de VIH/SIDA dos quais, Luanda é a região que lidera maior taxa concentração de incidência de casos de HIV/SIDA, com um total de mais de metade deste número”, apontou.

António Coelho, deu a conhecer que para além de Luanda, as províncias do leste do país, seguem com o números de casos acentuados, onde também inclui as províncias do Cuanza-Norte, Cunene e Bengo.

O presidente da ANASO, mostrou-se preocupado um o número assustador que o país apresenta. Segundo aquele responsável, só Luanda acumula quase 50% dos infectados.

“O Município de Viana é que mais tem registado casos, já o distrito Urbano do Zango, é a zona com maior proliferação de contaminação, que em média 20 à 25 pessoas são contaminadas por semana”, denunciou, apelando ao redobrar de vigilância e prevenção.

Entretanto, segundo o especialista, a falta de apoios da parte do Governo, tem preocupado a Rede Angolana de Organizações de Serviços de SIDA (ANASO).

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *