O ministro do Interior, Eugénio César Laborinho destacou, esta terça-feira, 11 de Julho, em Luanda, na sala de reuniões do edifício sede do Ministério do Interior, que as relações de cooperação entre a República de Angola e a China são excelentes, estratégicas e privilegiadas.
O governante que falava durante a audiência concedida ao Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China, Gong Tao, referiu que, o resultado positivo da cooperação é fruto da interação existente com a Embaixada e as distintas associações entre os dois povos.
Eugénio Laborinho, sublinhou, de igual modo, que as relações com o departamento ministerial que dirige, o Ministério da Segurança Pública assim como a Embaixada da China em Angola, são, igualmente, excelentes e desenvolvem-se com normalidade, tendo em vista a prossecução de interesses e objectivos comuns.
Na ocasião, o titular do MININT deu por ultrapassados os constrangimentos que estiveram na base da estagnação da cooperação entre os ministérios congéneres e é chegado o momento da sua redinamização, a julgar pela protecção de interesses recíprocos entre Angola e a China.
O responsável aproveitou a oportunidade para agradecer o Ministério da Segurança Pública da República Popular da China pelo apoio que tem prestado ao MININT, que muito contribui para a prevenção e combate as mais variadas tipicidades criminais.
Por sua vez, o Embaixador da China em Angola, Gong Tao, considerou importante a garantia de uma melhor segurança para os cidadãos chineses, sobretudo, para os empresários chineses.
“No âmbito da nossa cooperação vamos continuar a apoiar Angola em termos de formação e na troca de informações para o combate ao crime organizado e não só”.
Importa sublinhar que participaram do encontro, o Comandante Geral da Polícia Nacional, Directores do SIC, SME, GIC, GCII, Gabinete do Ministro e demais responsáveis da Embaixada Chinesa.