O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) assinou, no final do mês de Junho, no Hotel Palmeiras, um Memorando de Entendimento com a Norsad Capital, um prestador de crédito privado a empresas em fase de crescimento.
De acordo com Kenny Nwosu, CEO da Norsad Capital, “essencialmente, o nosso acordo prevê a partilha de possíveis transações que contribuam para a maximização dos fluxos de negócios. Cada uma das nossas instituições tem a sua própria experiência e modelos de financiamento”, disse, para depois acrescentar que “ambas instituições financeiras se concentram em fornecer o capital necessário para as empresas, que pode ser usado para promover o crescimento económico e melhorar a vida da população de Angola e do continente africano, no geral“.
Por sua vez, o Administrador Executivo do BDA, Arsénio Satyohamba, frisou que o acordo “vai contribuir para que mais empresas angolanas sejam financiadas, sendo mais um passo para o cumprimento do compromisso inabalável de promover o crescimento e transformar o cenário económico de Angola”.
Na qualidade de signatário do memorando pelo BDA, o Administrador referiu que o BDA efectuou, em 2022, desembolsos de crédito no valor total de 113,6 mil milhões de Kwanzas, o dobro dos projectos desembolsados no ano de 2021.
Do valor total financiado, destacam-se os programas de financiamento do Banco com 59.909 milhões de Kwanzas, correspondente a 53%, seguido pelo PAC Reestruturado com 47.422 milhões de Kwanzas, que corresponde a 42% do desembolso total.
O âmbito do acordo prevê financiamentos nos domínios da cadeia de valor alimentar, infra-estrutura social e ao sector financeiro.