O Presidente da República, João Lourenço, orienta esta quinta-feira, na cidade do Uíge, a Reunião do Conselho de Governação Local (CGL), no quadro da visita de trabalho de dois dias a essa província.
À chegada, no Aeroporto Manuel Quarta Punza, o Titular do Poder Executivo recebeu cumprimentos de boas-vindas do governador
José Carvalho da Rocha, de membros do Executivo, autoridades tradicionais, religiosas e da população.
A reunião do Conselho de Governação Local vai contar com a participação dos governadores das 18 províncias do país e de titulares de departamentos ministeriais.
O encontro decorrerá em duas sessões, a primeira hoje quinta-feira (22) à tarde e a segunda na sexta-feira de manhã (23).
No encontro, o governador provincial, José Carvalho da Rocha, vai apresentar ao Chefe de Estado o balanço e perspectivas dos projectos de impacto social do Uíge.
O Conselho de Governação Local é o órgão colegial auxiliar do Presidente da República na formulação e acompanhamento da execução das políticas de governação da Administração do Estado a nível local.
Criado através do Decreto Legislativo Presidencial nº.3/17, de 13 de Outubro, o Conselho de Governação Local reúne-se semestralmente e é dirigido pelo Presidente da República, coadjuvado pelo Vice-Presidente da República.
Dele fazem parte os ministros de Estado, ministros, os governadores provinciais, secretários do Presidente da República e o secretário do Conselho de Ministros, entre outras entidades ligadas à matéria de governação local.
A agenda do Presidente da República no Uíge inclui reunião com as autoridades locais e visita à Feira-Agropecuária, que vai expor o potencial da região nesse domínio económico.
Com mais de um milhão de habitantes, a província do Uige tem 16 municípios, designadamente Ambuila, Bembe, Buengas, Bungo, Damba, Alto Cauale, Maquela do Zombo, Milunga, Mucaba, Negage, Puri, Quimbele, Quitexe, Sanza Pombo, Songo e Uige.
A agricultura e o comércio são os sectores de peso no Uíge, que foi em tempos considerada a capital angolana do café.
O clima do Uíge é quente, por isso se propicia ao cultivo de café, mandioca, dendém, amendoim, batata doce, feijão, cacau, sisal e outros em menor escala.
A última viagem do Presidente da República à província do Uíge ocorreu em Outubro de 2021, onde orientou, também, a reunião do Conselho de Governação Local.