O Banco Angolano de Investimentos (BAI), considerado o melhor banco angolano, está desde as primeiras horas desta segunda-feira, 19 de Junho, sem sistema para efectuar as operações bancárias.
Por: Diniz Kapapelo
Numa ronda feita pela nossa equipa de reportagem foi possível notar que todas as agências do município de Viana, Zango e até a agência do Kimbangu, localizada na entrada do Kapolo 2, no Kilamba Kiaxi, estão sem sistema, impossibilitando deste modo, os utentes de efectuarem qualquer operação bancária, quer seja, para depósitos, levantamentos, abertura de conta, solicitação de multicaixa ou mesmo uma simples consulta de saldo de conta no balcão. Nestas agências, a excepção recai a agência do Kimbangu, onde é possivel, segundo os funcionários, efectuar apenas depósitos de valores.
“As restantes operações estão suspensas por falta de sistema”, disse a funcionária que se encontrava à porta do banco com o fito de passar as informações aos clientes.
Entretanto, os clientes estão agastados porque não têm uma informação precisa sobre os motivos e a duração desta quebra no sistema bancário com vista a poderem, ainda no dia de hoje, resolverem as suas preocupações no referido banco.
“Não temos nenhuma informação clara sobre a situação nem quanto tempo mais temos que aguardar. Estão a dizer apenas que não tem sistema e que não é possível efectuar a nossa operação”, denunciou Margarida Faustino, visivelmete agastada com a situação.
Segundo a cidadã, perdeu a documentação na passada sexta-feira e aproveitou o dia de hoje para resolver a questão do multicaixa e, se possivel, tirar algum valor para as despesas correntes do dia.
“Mas infelizmente, até ao momento, não consegui fazer nada. Já sai do Zango para Viana e a situação é idêntica e sem sistema”, explicou, com esperança que a situação seja resolvida o mais breve possível.
BNA sanciona BAI por várias violações aos direitos de clientes
De referir que, embora o BAI tenha sido considerado nos últimos anos como o melhor banco angolano, na última quinta-feira, 15 de Junho, o Banco Nacional de Angola (BNA) fez saber, através de um comunicado na sua página institucional que o operador Banco Angolano de Investimentos foi multado com até 15 milhões de kwanzas por várias irregularidades no serviço prestado aos clientes.
Segundo o regulador, o BAI violou normas de protecção dos consumidores de produtos e serviços financeiros.
Entre as referidas normas violadas constam a atribuição de gestor dedicado sem o consentimento expresso dos clientes, contravenção prevista e punível na alínea g) do artigo 151.º da Lei nº 12/15, de 17 de Junho, Lei de Bases das Instituições Financeiras, em vigor na data dos factos e também a inobservância do dever de informação ao Organismo de Supervisão, relativamente ao tratamento das reclamações dos clientes, facto que constitui contravenção prevista e punível nos termos do disposto na alínea g) do artigo 151º da Lei de Bases das Instituições Financeiras.
Todavia, até ao momento, a Direcção do BAI ainda não comunicou os motivos desta falta de sistema nas suas agências nem quanto tempo os clientes poderão ficar privados dos seus serviços bancários.