Familiares e amigos presenciaram o momento da defesa dos trabalhos de fim do curso dos seus filhos, nas áreas de enfermagem, análises clínicas e farmácia, um acto que decorreu no Instituto Médio de Saúde do Kalawenda, município do Cazenga, em Luanda e que marca o encerramento do ano lectivo naquela instituiçãodm de ensino.
Por: Emiliano Caxala
Graciente Mateus, do curso de enfermagem disse ter sido com o sentimento de dever cumprido que termina o ano lectivo com a defesa do seu trabalho e que marca assim o fim de uma batalha muito dura e árdua.
“Finalmente tudo terminou e sinto-me bastante feliz por ter concluído os quatro anos. Estou preparada para o mercado de trabalho, embora tenha varios planos, entre eles, ingressar primeiro na Universidade e só depois é que penso em trabalhar”, explicou, garantindo que foram quatro anos de muito aprendizado e muitos momentos partilhado com colegas e professores, mas de bastante disciplina. Factos que fê-la agradecer a direção do Instituto São Pedro de Nazaré.
Amaro Makute, estudante de Análises Clínicas, por sua vez disse que para ele foram cinco anos, em função do ano atípico por causa do ano que o mundo foi assolado pela pandemia da Covid-19.
“Foram momentos muito difíceis e tivemos que ir à escola usando máscaras faciais, algo que para nós era inédito. Então, para mim, esses momentos estarão sempre marcados na minha memória porque, apesar de tudo, concluímos o nosso objectivo”.
Segundo o futuro analista, ser médico foi sempre um sonho de infância, sendo que, neste momento, o seu foco passa em ingressar no concurso público do Ministério da Saúde para conseguir uma vaga “e poder contribuir para o desenvolvimento do nosso país”.
Em relação a instituição que o formou, Amaro Makute disse não ter queixa alguma para fazer, pelo contrário, “temos professores excelêntes e o senhor Director na pessoa do Dr. Mendes Bengui tem investido bastante na qualidade de formação do Instituto São Pedro de Nazaré”, garantiu.
João Feijó, encarregado de educação, disse que este dia vai ficar marcado para toda sua família. Foram quatro anos de muita batalha, principalmente de pagamento de propinas. “Graças a Deus a minha esposa terminou a sua formação com êxito e isso deixou-nos muito feliz”.
Técnicos formados em unidades de referência
Mendes Bengui, Director-Geral do Instituto Técnico de Saúde São Pedro de Nazaré disse que colocaram 245 técnicos formados nas áreas de enfermagem, análises clínicas e farmácia, cujo acto marca o encerramento do ano lectivo.
“Esse acto marca não apenas ganhos para o Instituto Técnico de Saúde São Pedro de Nazaré, mas também, para o pais e as famílias, por sermos parceiros sociais do Estado”, explicou para depois dizer que, a instituição que dirige tem a primazia de ter os seus técnicos espalhados em grandes unidades de saúde de referência do País, como é o caso do hospital Maria Pia (Josina Machel), Ana Paula, Cajueiros e não só”.