Manuel António Tiago Dias, nomeado na sexta-feira passada para o cargo de Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), em substituição de José de Lima Massano, foi esta segunda-feira, 19 de Junho, empossado pelo Presidente da República, podendo iniciar, assim, o exercício das suas novas funções.
Manuel Dias, candidato indicado pelo Chefe de Estado, João Lourenço, para exercer a função de governador do Banco Nacional de Angola foi aprovado, na última sexta-feira, pelos deputados à Assembleia Nacional para assumir os destinos do banco central, nos próximos seis anos.
“A sua idoneidade, competência técnica, conhecimento e capacidade de gestão foram aferidas pelos parlamentares que, em cerca de uma hora, dirigiram questões ao candidato relativas ao seu percurso profissional, desenvolvimento de política monetária e mercado cambial, expectativas sobre o comportamento dos indicadores macroeconómicos (níveis de inflação), credito à economia e serviços bancários”, lê-se numa informação publicada no site da Assembleia Nacional.
Embora reconheça que o candidato preencheu os requisitos exigidos, a UNITA absteve-se da votação, por não concordar com a política de câmbio flutuante, na visão da deputada Mihaela Webba.
De referir que no acto de empossamento do novo governador do BNA, o Presidente João Lourenço conferiu igualmente posse a Rui Manuel de Sousa Malaquias como membro do Conselho Económico e Social.