O Instituto Técnico de Saúde São Pedro de Nazaré vai colocar, nos próximos dias, no mercado de trabalho, 200 novos quadros, finalistas nas áreas de análises clínicas, enfermagem e farmácia.
Por: Emiliano Caxala
Em entrevista ao ECOS DO HENDA, Mendes Bengui, Director-Geral do Instituto Técnico de Saúde São Pedro de Nazaré disse que nesta altura estão a fazer de tudo no sentido dos formandos terem êxitos e sucesso escolar.
“No dia 22 do mês em curso começaremos com as provas de transição. Temos todas as condições criadas e, estou certo que, os nossos bravos estudantes darão, como se diz na gíria, muita carga”.
Segundo o responsável, o dia 22, na verdade, é, simplesmente, o início das provas. Mas a grande novidade é, sem sombras de dúvidas, a defesa dos trabalhos de fim do curso que vão decorrer na quinta e sexta-feira desta semana.
“Na verdade, o São Pedro de Nazaré está de parabéns porque vai colocar, no mercado de trabalho, mais de 200 finalistas. Por este facto, gostaríamos de pedir a presença dos pais e encarregados de educação, bem como os meios de comunicação social para testemunharem este acto que vai decorrer no auditório do Calawenda, localizado no município do Cazenga”, explicou, reforçando o apelo aos pais, amigos e familiares de todos os finalistas a comparecerem massivamente para o grande areópago do saber.
Mais de 200 formandos nas áreas de análises clínicas, enfermagem e farmácia
Embora o ensino em Angola ainda seja questionável, Mendes Bengui garantiu que o São Pedro de Nazaré estão a trabalhar arduamente para colmatar as insuficiências através do aprimoramento das técnicas de ensino.
Vicente Pedro, Subdirector do Instituto Técnico de Saúde São Pedro de Nazaré, por sua vez, disse que essa instituição é caracterizada por ter na sua estrutura laboral docentes extremamente capacitados e dotados de saber nas suas respectivas áreas de ensino.
“Temos, no nosso corpo docente, enfermeiros, licenciados em enfermagem, análises clínicas, saúde pública, ciências farmacêuticas e até fisioterapeutas. Portanto, temos especialistas em todas as áreas de saúde que nósleccionamos”, garantiu, sublinhando que essa tem sido uma das características que identifica o Instituto Técnico de Saúde São Pedro de Nazaré por ter docentes qualificados.
Em relação a questão de Saúde Pública, a instituição tem promovido palestras junto das comunidades e feiras de saúde onde fazem assistência médica e medicamentosa, bem como, fazer aconselhamento público sobre a prevenção de doenças mais frequentes no nosso País, como é o caso da malária, febre tifóide e outras do fórum respiratório, que muitas vezes tem prejudicado a nossa sociedade.