Acordo entrou em vigor esta segunda-feira, 22 de Maio, dizem Estados Unidos e Arábia Saudita, numa altura que o conflito entrou na sua sexta semana.
As forças militares e paramilitares que estão em conflito há seis semanas no Sudão assinaram um acordo de cessar-fogo de sete dias neste sábado (20). De acordo com a agência de notícias Reuters, a trégua entra em vigor a partir de segunda-feira (22).
O anúncio foi feito em um comunicado conjunto dos mediadores do tratado, os Estados Unidos e a Arábia Saudita. Os países afirmam que o acordo vai ser monitorado, já que inúmeras tentativas anteriores foram violadas.
O tratado também engloba a distribuição de assistência humanitária, a restauração de serviços essenciais e a retirada de forças de hospitais e instalações públicas essenciais.
O conflito entre o exército do Sudão e as unidades paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR) levou a um colapso das estruturas do país. Estoques de alimento, dinheiro e outros itens básicos estão em queda acentuada, e saques em massa têm atingido bancos, embaixadas, armazéns de assistência e até igrejas.
Grupos de ajuda afirmam que não conseguem prestar socorro adequado na capital, Cartum, na ausência de passagem segura e de garantias de segurança para suas equipes.
O conflito, que teve início em 15 de abril, já desalojou 1,1 milhões de habitantes no país e motivou o deslocamento de milhares para países vizinhos. Cerca de 705 pessoas foram mortas e ao menos 5,287 foram feridas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Fonte: G1