No âmbito da “Semana Africana de Vacinação” e, consequentemente, da comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a Malária, celebrado a 25 de Abril, a Administração Municipal do Rivungo, Província do Cuando Cubango, acolheu na passada quarta-feira, 26 de Abril do corrente ano, a Feira Internacional da Saúde sob o lema: “Hora de Alcançar Zero Malária: Investir, Inovar e Implementar”, com exames de diferentes patologias.
O Administrador Municipal Adjunto, Alberto Pinto Chinjumbia, em representação do Administrador Municipal, João Wilson Tchimbinde, destacou a cooperação diplomática entre Angola e a Zâmbia nos domínios político, económico, comercial e da Saúde que existe há mais de 40 anos.
“Sendo dois países irmãos, partilhando, não só uma extensa fronteira, mas também alguns usos e costumes, estão comprometidos a caminharem juntos, na irmandade e na busca de soluções dos problemas comuns”, sublinhou.
O governante ilustrou que foram assinados, recentemente, dois Memorandos de Entendimentos sobre a cooperação entre os dois Países, no domínio da Saúde que visa a criação de empregos de profissionais destes Departamentos Ministeriais, rubricados pelas ministras da Saúde de Angola e da Zâmbia, Silvia Lutucuta, e Sylvia Masebo, respectivamente.
A delegação Zambiana foi chefiada pelo Administrador do Distrito do Shangombo, Mubita Siyamana enquanto o Sector de Saúde dos dois países fez-se representar por Emmanuel Phire da Direcção da Saúde da Província Ocidental da Zâmbia e Daniel Nazaré, Supervisor Provincial dos Cuidados Primários de Saúde Pública do Cuando Cubango.
De realçar que a Feira foi antecedida de uma marcha contra a malária.