Rússia assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

Da última vez que a Rússia assumiu o cargo foi em Fevereiro de 2022, exactamente o mês em que invadiu a Ucrânia. Kuleba fala em “piada de mau gosto”.

A presidência é rotativa e, cada um dos 15 membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, assume esse cargo durante um mês. Agora, a Federação Russa voltou a ter esse papel, apesar das críticas da Ucrânia que pediu que esta rotação fosse bloqueada.

Da última vez que a Rússia assumiu o cargo foi em fevereiro de 2022, exatamente o mês em que invadiu a Ucrânia. Agora, a situação é diferente. Além da guerra continuar, o Presidente russo, Vladimir Putin, tem um mandado de detenção internacional por alegados crimes de guerra, emitido pelo TPI — Tribunal Penal Internacional.

“Gostava de ver o país que detiver Putin. Oito minutos depois.” Propagandistas russos deixam ameaças após mandado de captura do TPI.

Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, considerou esta “a pior piada de todos os tempos para o Dia da Mentira” e um “lembrete de que algo está errado com a maneira como a arquitetura da segurança internacional está funcionando”.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *