O jovem Nascente Sapalo Santos, popularmente chamado por Savimbi, detido recentemente por supostos agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC), que posteriormente o conduziram ao comando provincial da Polícia Nacional de Luanda, por imitar Jonas Savimbi na forma de vestir com a sua “farda” militar das antigas Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), o braço armado da UNITA até 1991, foi posto em liberdade pelas forças policiais.
Em entrevista à TV Raiar e à Rádio Despertar, depois de solto, ao lado da sua mãe, Nascente Sapalo Santos, disse que a sua detenção ocorreu quando estava a fazer serviço de táxi e deveu-se pelo simples facto de imitar Jonas Savimbi na forma de vestir.
“Interpelaram-me como se eu fosse bandido, por volta das 13 horas, quando saía do sentido Congolenses / Viana, por duas viaturas Land Cruiser, parados em frente a minha viatura e três agentes do SIC e, inicialmente, acusaram-me de ter roubado a referida viatura. Disse que não e que tinha os documentos todos em dia. Mandaram-me descer e, inclusive, os passageiros ficaram todos assustados, pensando que eram batuqeiros que queriam nos assaltar”, explicou, garantindo que, mesmo assim foi levado pelos agentes do SIC.
CLICA NESTE LINK E ASSISTA O VÍDEO DA ENTREVISTA DO JOVEM ‘SAVIMBI’
“Colocaram-me na viatura deles e estavam a fazer ligações aos seus chefes dizendo que já me tinham detido e a perguntar onde deveriam me levar. Tiraram-me várias fotografias para os chefes deles confirmarem com as imagens que tinham e, depois de termos feito o retorno na Comarca de Viana, receberam uma ligação a dizer que tinham de ir à minha casa buscar a farda”, explicou, tendo realçado que foi neste instante que rumaram para a sua residencia.
Ali chegados, continuou, persuadiram a sua esposa para que entregasse todas as vestimentas que o marido usava parecidas com a de Jonas Savimbi além de outros bens.
Em relação aos motivos da sua detenção, o jovem Nascente Sapalo Santos, disse que só depois de ter sido detido é que lhe foi dado a ver um vídeo, que segundo ele, foi feito no dia em que a UNITA comemorou 57 anos de existência numa actividade do partido do ‘Galo Negro’, onde aparece a conversar com alguns companheiros do seu partido.
“O vídeo foi feito por alguns companheiros em função da minha maneira característica de vestir que se assemelha bastante com a maneira de vestir do fundador da UNITA, inclusive, no uso da bengala, com a boina vermelha e a farda verde, com galões verdes e brancos de general nos ombros. Isso, como podem imaginar, desperta a curiosidade de qualquer militante da UNITA e acaba por ser motivo de fazer fotos e vídeos para recordação”, notou, tendo referido que, por este motivo, foi alvo de vários interrogatórios, por inúmeros agentes da Polícia Nacional, que o tiravam da cela para esse fim.
Na altura da sua detenção, a organização liderada actualmente por Nelito Ekuikui, denunciou, por via de um comunicado, a detenção do jovem e se mostrava preocupada por jovens afectos a UNITA, estarem a ser detidos pelo simples facto de se vestirem como o líder fundador do seu partido.
Segundo a JURA, que cita relatos da mãe do jovem (na foto, com Nascente Sapalo Santos), a detenção ocorreu quando o mesmo foi interpelado enquanto fazia serviço de táxi, por este facto, exigia mesmo das autoridades a liberdade imediata e incondicional do cidadão em causa e instava também “o regime do MPLA a parar com os recorrentes actos de intimidação e perseguição dos jovens”.
Entretanto, embora este portal saiba que este assunto estava a ser tratado pelo SIC-Geral, aquele órgão da Polícia Nacional, não chegou a fazer a apresentação pública do jovem, muito menos feito sair uma nota a explicar as razões da sua detenção que, segundo deixou perceber a JURA, resultou apenas da forma como o jovem imita na forma de vestir do fundador da UNITA, que morreu em combate a 22 de Fevereiro de 2002, no Luena, Moxico.