De acordo com o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, até ao momento não há registo de vítimas mortais do desabamento, que ocorreu esta madrugada.
Um prédio de seis andares desabou esta madrugada em Luanda, na zona da Avenida Comandante Valódia. De acordo com o Jornal de Angola, um outro edifício da mesma avenida estará também em risco de ruir, dadas as condições em que se encontra.
O Serviço de Proteção Civil e Bombeiros informou que, até ao momento, não há registo de vítimas mortais do desabamento, que ocorreu esta madrugada. As famílias que moravam no edifício foram transferidas temporariamente para uma unidade hoteleira.
As autoridades apelaram à retirada de moradores e de viaturas estacionadas na zona.
Numa publicação no Twitter, o ativista angolano Luaty Beirão lamenta o facto de se terem “ignorado os sinais óbvios que prenunciavam este desastre” e admite a possibilidade de existirem vítimas debaixo dos escombros.
Vídeos com alertas para o mau estado do edifício e para o risco de desabamento foram partilhados nas redes sociais.
Segundo o Jornal de Angola, que cita o proprietário do edifício, uma possível “ruptura da tubagem as redes de distribuição de água do edifício vizinho, que contribuiu para a perda de capacidade de suporte do solo de fundação” pode estar na origem do desabamento do prédio na Avenida Comandante Valódia.