Uma criança, com apenas dois dias de vida, foi abandonada no passado sábado pela própria mãe junto à praça da PEP a uma senhora desconhecida, no bairro Calemba 2, no município do Talatona, em Luanda
Por: Maria Natividade
Solidária com a jovem mãe, a senhora atendeu ao pedido de cuidar da bebé enquanto a mãe faria supostas compras no mercado, cinco horas depois desde que a mãe fora as compras e, quando já a praça se tinha desfeito, a senhora procurou a esquadra policial do Honjo Yeto, onde de seguida foram levados ao hospital para fazer o corte do cordão umbilical.
Depois da assistência, o bebé foi devolvido aos cuidados da Dona São Umba, que a baptizou por “Emanuel”.
A Polícia Nacional (PN), garante estar a trabalhar para capturar a mãe do bebé que, a pretexto de ir fazer compras pôs-se em fuga depois de ter deixado o seu bebé ao cuidado de uma senhora desconhecida.
“A senhora voltará para saber da criança e o INAC já está a par da situação”, assegura Nestor Goubel.
O comandante Francisco Nhanga não resistiu ao sucedido e comprou o leite e as fraldas, sublinhando que nos últimos tempos, são muitos recém-nascidos abandonados pelas próprias mães em Luanda.
A Polícia Nacional apela à sociedade e, principalmente as mães angolanas, a optarem por fazerem o planeamento familiar para que coisas do género não continuem.