A Representante do Núcleo da Associação de Mulheres Empreendedoras Europa-África (AMEEA) em Angola, Emília Rita Cassai Kacongo, foi recebida nesta quinta-feira, 16 de Fevereiro, pelo embaixador da Bélgica em Angola, o diplomata Josef Smets, com quem abordou questões ligadas ao empoderamento da mulher, formação técnico profissional, assim como a criação de parceria institucional.
Emília Kacongo falou resumidamente do trabalho da AMEEA, fundada pela Presidente Isabel de Nascimento em 2015 na Bélgica, tendo na ocasião, informado também sobre as perspectivas futuras para apoiar a realização de sonhos de muitas mulheres angolanas, foco e objectividade da Organização.
Do Embaixador a representante da Núcleo da Associação de Mulheres Empreendedoras Europa-África em Angola recebeu o conforto para o apoio institucional ao nível da União Europeia e da Comunidade de empresários Belgas em Angola.
De recordar que a AMEEA é uma associação internacional que tem como propósito alavancar o poder feminino e a capacidade de realização, ajudando mulheres a ganharem mais consciência de quem são,
fazerem o que querem da sua jornada de vida, com significância existencial, um legado de vida
que ensine e inspire quem se segue a elas.
Em 2019 a associação mudou a sua sede para Portugal e aproximou-se ainda mais do espaço geográfico e social da lusofonia. Hoje a AMEEA estende-se pelo mundo através de delegações pela Europa e África, estando também já no Brasil.
A AMEEA vem evoluindo com um trabalho dedicado em áreas fundamentais como: incubação de negócios, formação e apoio de monitoria, feiras de empreendedorismo, encontros de Networking empresarial, galas de reconhecimento de mérito a mulheres, seminários de empreendedorismo e congressos empresariais. Também estão já em projecto outras áreas ligadas à música, arte e cultura, tecnologias de informação e economia digital, agricultura saudável e agronegócio. Acções que irão em breve florescer em Angola com ligação internacional, estando já em preparação os alicerces na relação com países lusófonos.
Foi com este contexto de liderança partilhada, onde eficácia e eficiência se alinham ao rubro desde a criação das ideias aos acontecimentos, que se realizou no passado dia 9 de Fevereiro do presente ano no CEFOJOR, a palestra sobre o empreendedorismo em tempo de crise dirigido às mulheres com deficiência.