Falando durante o acto de abertura do primeiro fórum sobre liderança e desenvolvimento de pessoas da Polícia Nacional de Angola, que decorre no anfiteatro do edifício sede do MININT, à Marginal de Luanda, no âmbito das actividades comemorativas do 47º aniversário dos homens da farda azul, Eugénio Laborinho disse que um bom gestor de recursos humanos é aquele que não espera somente por orientações do chefe imediato.
“Nesta matéria, apelamos os gestores de recursos humanos a trazerem ou levarem aos seus superiores hierárquicos, ideias e projectos susceptíveis de fazerem a diferença”, disse o dirigente.
Prosseguindo com a sua intervenção, o ministro Laborinho disse: “Não se acomodem com a rotina. Não dependam apenas das orientações dos chefes. Sejais vós os promotores das políticas de gestão e desenvolvimento das pessoas”, afirmou durante o discurso presenciado pelos responsáveis de recursos humanos da Polícia Nacional, a nível central e provincial.
Para terminar, Eugénio Laborinho fez saber que “no contexto da liderança do mundo moderno, o líder não deve depender apenas das orientações dos chefes, pelo contrário, deve ser criativo.
Para tal, continuou, os que desempenham funções de chefia, mando e direcção devem estar focados na corporação, seus membros, criar e inovar estratégias e ideias capazes de satisfazer as necessidades colectivas e individuais dos colaboradores” finalizou.
Recorde-se que, o ministro falava na abertura do 1° fórum sobre liderança e desenvolvimento de pessoas, da Polícia Nacional de Angola (PNA), numa parceria com a academia “Global Services Corporation” e demais parceiros, nos festejos dos 47 anos da Instituição Policial, que se assinala à 28 de Fevereiro do corrente mês.
O certame anual marcado sob o lema: Inovação, Conhecimento, Competência e Lealdade; reúne membros do Conselho Superior da PNA, chefes dos departamentos de pessoal e quadros dos órgãos centrais dos comandos provinciais, junto dos profissionais locais e internacionais.