Audição na Assembleia Nacional: Ministério do Interior nega envolvimento de efectivos no tráfico de drogas

A 2ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, encarregue pelos assuntos da Defesa, Segurança, Ordem Interna, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, realizou esta quarta-feira, 08, uma audição parlamentar ao Ministério do Interior sobre matérias ligadas à segurança nacional que preocupam a sociedade angolana, com destaque para as questões de tráfico de droga, tráfico de seres humanos, venda ilegal de combustível, imigração ilegal, crimes cibernéticos, entre outras.

Na ocasião, o comissário Orlando Bernardo, Director Nacional de Segurança Pública da Polícia Nacional, negou o envolvimento de altas patentes da corporação no tráfico de droga, tendo referido ainda que o contrabando de combustível teve uma redução substancial no ano passado.

Quanto ao tráfico de seres humanos, o comissário informou que a situação “não é preocupante” porque o país montou um esquema de controlo e fiscalização a nível das fronteiras onde se registavam as maiores ocorrências.

Relativamente a segurança pública, Orlando Bernardo disse que o Ministério do Interior tem já traçado um plano de combate aos crimes públicos, assim como o ordenamento do trânsito a nível das vias da cidade capital.

Os deputados concluíram, entretanto, que o exercício de audição foi frutífero pela profundidade da abordagem, aberta, franca e participativa das questões, o que demonstra que o diálogo é, de facto, a maior via para a solução pragmática e cooperação institucional.

Consideraram, de igual modo, a necessidade de melhorar a legislação sobre as questões que atentem contra a dignidade da pessoa humana e a preservação dos bens públicos.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *