Venda de sentenças no Supremo: Juiz Leonardo suspende seu sobrinho do Tribunal para averiguar denúncias

Uma autêntica contradição: É assim que se pode entender este caso rocambolesco despoletado no Tribunal Supremo, cujo juiz Presidente, Joel Leonardo é acusado em inúmeros casos de corrupção, atropelos à lei, e outras práticas lesivas que o Presidente João Lourenço pretende ver terminadas no funcionalismo público.

O Tribunal Supremo, durante a gestão do Brigadeiro Joel Leonardo perdeu credibilidade em função das denúncias que continuam a visar o próprio Juiz Presidente e que, ao que tudo indica, o Presidente João Lourenço estará a fazer ouvidos de mercador e vistas grossas em relação ao assunto que passou de normal à anormal.

LEIA TAMBÉM…
Juiz Presidente do Tribunal Supremo acusado de comprar viaturas para os seus familiares com verbas do Tribunal

Desta vez, com vista a tirar a limpo e sacudir a água do seu capote, por causa de denúncias, segundo as quais, um funcionário do Tribunal Supremo, integrante em comissão de serviço, colocado na área de segurança, por sinal, seu sobrinho, tem tido condutas pouco dignas, o Juiz Joel Leonardo exarou um despacho a suspender o referido funcionário.

LEIA TAMBÉM…
Presidente do Tribunal Supremo iliba Higino Carneiro com graves atropelos da lei

Despacho de suspensão exarado por Joel Leonardo contra o seu sobrinho Silvano António Manuel. (DR)

Segundo os órgãos de comunicação social angolanos que dominam este dossier que, se presume ser apenas a ponta de um iceberg mais bicudo do que parece, Joel Leonardo acusa o seu sobrinho de “extorsões a cidadãos envolvidos em expedientes judiciais”, traduzidas em  “negócio de tráfico de processos crimes”.

Major das FAA, Silvano António Manuel trabalha desde alguns anos com Joel Leonardo que, por sua vez, o colocou em comissão de serviço como integrante da Capsula de Segurança do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ).

Na sequencia do desentendimento ocorrido, Joel Leonardo fez sair um despacho 06/CSMJ/2023, em que dá a conhecer a suspensão do sobrinho por quebra de confiança, justificando que chegaram-lhe informações sobre “conduta pouca dignas” do sobrinho e que perante a gravidade o mesmo é suspenso das suas actividades laborais “enquanto decorrem diligências legais para o apuramento dos factos”.

“Fica expressamente proibido o acesso do mesmo às instalações do Conselho Superior da Magistratura Judicial e do Tribunal Supremo, devendo para o efeito ser-lhe retirados todos os meios pertencentes a esta instituição”, lê-se no despacho em posse do ECOS DO HENDA, no qual é também anunciado o encaminhamento do assunto “aos órgãos de investigação criminal para o devido tratamento”.

O Major Silvano António Manuel é conhecido como homem da alta confiança de Joel Leonardo nas questões dos negócios familiares. Joel Leonardo assumiu o cargo de Presidente do Supremo, o sobrinho Silvano António Manuel e um outro Garcia João Mavamba apareceram nos registos da empresa IMPORLAB – Prestação de Serviços que presta serviços de limpeza nos tribunais de Luanda.

A IMPORLAB – Prestação de Serviços é controlada por Vanúr de Abreu Isaú Leonardo, filho do Presidente do Tribunal.

Edifícios do Zango Zero em Luanda. (Domingos Cardoso)

Envolvido no esquema de vendas de apartamentos do Zango 0

No passado dia 27 de Dezembro, Silvano António Manuel foi denunciado durante a reportagem da TV Zimbo, como estando a frente do processo de distribuição de imóveis na Centralidade Vida Pacífica, no Zango 0, recuperados no âmbito do combate a corrupção e que passaram para os juízes. É também Silvano Manuel, que o Presidente do Supremo deu a missão de recepcionar e guardar viaturas compradas para os juízes em Angola.

Espera-se, portanto, que Silvano Manuel e e um outro familiar Carlos Salumbongo, colocado como assessor de Joel Leonardo, não vendam a sua honra, em troca do silêncio a pedido do Brigadeiro. Estes representam a um kimberlito para detonar as negociatas deste magistrado que frequentemente viola as leis e as normas constitucionais do país.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *