Influente, Abel Chuvukuvuku já chefiou o Grupo Parlamentar da UNITA. De volta à Casa das Leis, “entra mudo e sai calado” das sessões em que se discute a vida da Nação
Por: Júlio Gomes*
A voz sonante do deputado Abel Chiuvukuvuku, eleito pela lista da UNITA, no âmbito do projecto Frente Patriótica UNIDA (FPU), calou-se na Assembleia Nacional, desde que entrou em funcionamento a V Legislatura.
“Nos últimos tempos entra mudo e sai calado das discussões”, afirmam as fontes deste jornal. Como líder da CASA-CE, Chuvukuvuku, suspendeu o seu mandato como deputado nas eleições de 2012 e 2017, e passou a dedicar-se apenas à acção partidária.
O silêncio deste político, que de volta à UNITA contribuiu para ‘subtrair’ numerosos deputados ao MPLA tem sido questionado dentro da própria bancada parlamentar do Galo Negro.
Durante o debate da Proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2023, que estima receitas e fixa despesas na ordem de 20,1 biliões de kwanzas, “não foi ouvida a sua voz a tecer críticas ou a dar contribuições”.
Manifestando desde 2010 a sua insatisfação com a postura intransigente e pouco pragmática da UNITA e do seu presidente, Isaías Samakuva, Chivukuvuku demitiu-se como membro deste partido, fundando em Março de 2012 um novo movimento político que culminou na Convergência Ampla de Salvação de Angola – Convenção Eleitoral (CASA-CE).
Com a liderança em franca ascensão levou a coligação a surpreendentes resultados eleitorais em 2012 e 2017, tendo conseguido oito e 16 deputados, respectivamente.Mas sem Chivukuvuku a frente, a CASA-CE cairia para zero deputados no último pleito eleitoral de 24 de Agosto de 2022.
Destituído em Fevereiro de 2019 Chivukuvuku veio a ser substituído por André Mendes de Carvalho, assumindo depois o lugar Manuel Fernandes a quem terá ficado a raiva e a culpa do fracasso eleitoral.
Não cruzando os braços tentou fundar o Partido do Renascimento Angolano – Juntos por Angola (PRA JA-Servir Angola), mas teve o pedido indeferido e foi obrigado a refiliar-se à UNITA para participar das eleições gerais de 24 de Agosto de 2022 como vice-cabeça de lista da agremiação, reelegendo-se para mais um mandato como deputado.
*Kessongo