O Conselho Nacional do Bloco Democrático (BD) elegeu Nelson Pestana Bonavena ao cargo de vice-presidente do partido, em substituição de Justino Pinto de Andrade, que suspendeu a militância activa.
A eleição de Nelson Pestana Bonavena decorreu durante a realização da V reunião do Conselho Nacional do Bloco Democrático, (BD) ocorrido em Benguela nos dias 27, 28 e 29 de Janeiro.
De acordo com o secretário-geral do Bloco Democrático, Muata Sebastião, Nelson Pestana ascendeu ao cargo de vice-presidente do partido pelo facto de Justino Pinto de Andrade e Luís do Nascimento terem suspenso a militância activa no partido liderado pelo economista Filomeno Viera Lopes, por terem sido eleitos deputados pela lista da UNITA, durante as eleições gerais de 24 de Agosto último, no âmbito da plataforma Frente Patriótica Unida.

Segundo o político, em entrevista ao ECOS DO HENDA, por força da Lei, “um deputado eleito pela lista de um partido não pode ser militante de outra formação política”, acrescentando que a suspensão da militância vai vigor apenas durante a presente legislatura, que vai até 2027.
O conclave do Bloco Democrático, decorrido em Benguela, aprovou o plano estratégico desta formação política, para o quinquénio 2023-2027.
Os 101 membros do Conselho Nacional analisaram ainda um documento orientador do programa “Casas de Cidadania”, que vai ser um espaço de debate sobre questões comunitárias, a ser implementado em todos os 164 municípios do país. No início dos trabalhos, o Presidente do partido, Filomeno Vieira Lopes fez o seu discurso de abertura, onde analisou a situação do País.