A embaixadora de Marrocos em Angola Saadia El Alaoui afirmou, este sábado, 29, em Luanda, que os resultados que o Reino tem alcançado em vários domínios, particularmente, no futebol, são parte de uma boa planificação.
Marrocos teve uma participação notável no Mundial de Futebol do Qatar. O que se lhe oferece dizer?
Todos os resultados decorrem da visão estratégica e da materialização desses princípios idealizados pela Academia Real Marroquina de Futebol. Nós saudamos os feitos e não foi em vão a comemoração que realizamos em Luanda depois de a Selecção Nacional ter vencido os combinados de Espanha e Portugal. Isso é fruto de muito trabalho de base.
Além da selecção de futebol, outras modalidades também se têm destacado no domínio desportivo. Quer comentar?
Pelo que sei, os clubes, a todos os níveis, venceram todas as competições continentais masculinas, mas também em femininos. E, de acordo com o ranking das associações membros da Confederação Africana de Futebol (CAF), de 2020 a esta parte, o campeonato marroquino é o melhor do continente”.
Isto é motivo de orgulho?
Exactamente. Isso traduz que o meu país está a fazer algo de positivo que devia orgulhar não só o próprio país, mas também todo o continente africano e o mundo.
Mas é apenas isso?
Não, a nível do futebol feminino, em sub-17, a respectiva selecção qualificou-se pela primeira vez para o Mundial feminino, acabando por derrotar o país anfitrião, Índia. Aliás, a equipa A feminina alcançou o feito de chegar +a final da CAN 2022 o que lhe permite jogar neste verão, pela primeira vez na história do mundo árabe, o Mundial feminino da FOFA de 2023, na Austrália e Nova Zelândia.
E…
Marrocos conquistou duas CHAN’s (campeonato africano de futebol, onde participam apenas atletas internos) consecutivas, e tem agora a melhor equipa de futsal da história que acaba por ser a 8ª do ranking mundial da FIFA com um palmarés invejável. Tudo isso resulta do trabalho realizado pela RFMF, e do seu presidente, Fouzi Lekjaa que desde 2014 implementa uma verdadeira estratégia para o desenvolvimento do futebol nacional. Penso que estamos no bom caminho.