O Ministério da Saúde condenou o comportamento de um grupo de médicos que apareceu num vídeo que circula nas redes sociais, a festejar o sucesso de uma cirurgia em pleno bloco operatório.
No vídeo que circula nas redes sociais, uma equipa de médicos, envolvida numa campanha filantrópica que operou mais de 100 pacientes na província do Uíge aparece a dançar ao lado do paciente recém-operado.
O acto dos médicos neste vídeo está a dividir as opiniões até mesmo entre os médicos e já mereceu o repúdio do Ministério da Saúde que condenou o comportamento dos profissionais de saúde.
Para o Secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, o acto fere a ética e a deontologia profissional, colocando em risco a vida do paciente.
Leonardo Inocêncio acrescentou que para apurar o sucedido, o Ministério da Saúde criou uma comissão de inquérito, tendo suspendido temporariamente todos os actos de filantropia da organização em causa.
Entretanto, o secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar considerou que o grupo fez um trabalho que deve ser reconhecido e apelou ao controlo das emoções para que o êxito do trabalho não vá abaixo por causa de situações como esta.
O vídeo, segundo o Ministério da Saúde foi assistido e visto com muita preocupação, por ser um desvio grave no comportamento dos médicos do ponto de vista ético e deontológico, sendo que, as regras médicas orientam que, não obstante o tempo no bloco operatório, não se deve festejar sem a saída do paciente.