Um grupo de supostos assaltantes de residências no Luena, procurados pela Polícia Nacional (PN) no Moxico, foi detido, esta terça-feira, no âmbito de uma operação promovida pela corporação denominada “Focus”.
Em declarações à imprensa, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional no Moxico, André Cahilo, disse que o grupo, composto por quatro cidadãos nacionais, estava a ser procurado pela corporação há três meses, face às constantes denúncias de ondas de assaltos proporcionadas pela população dos bairros Kapango e 4 de Fevereiro.
O responsável que falava durante o acto de entrega dos meios furtados aos aos respectivos proprietários, disse que os acusados, além do crime de furto em residências, praticavam roubos de motorizadas e outros materiais na via pública.
“Um dos integrantes desse grupo já teve passagens na Polícia Nacional e nos serviços penitenciários do Moxico”, reforçou.
Reiterou que a Polícia Nacional vai continuar a desenvolver actividades para a garantia da ordem e manutenção da tranquilidade pública no seio das comunidades, apelando aos cidadãos no sentido de denunciarem os malfeitores no interior dos bairros.
A cidade do Luena, capital da província do Moxico, tem registado, nos últimos tempos, aumento de relatos de casos de assaltos.
O fenómeno tem agudizado o sentimento de insegurança na população, vítimas de assaltos na via pública.
Ocorrências apuradas pela ANGOP, dão conta que os assaltos são perpetrados por grupos de meliantes que “atacam” com recursos a armas de fogo e brancas (facas).
Os mercados informais, Terminal de Pagamento Automático (ATM) e a Estação do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) são as zonas que têm assistido maior número de crimes.