O representante Especial da União Africana para a República Centro-Africana, o angolano Matias Bertino Matondo, foi proposto para exercer o cargo de Director-Geral do Serviço de Inteligência Externa (SIE), em substituição de José Luís Caetano Higino de Sousa, “Zé Grande”.
A proposta aconteceu durante a reunião do Conselho de Segurança Nacional reunido, na tarde desta quinta-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda, em sessão orientada pelo Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço.
Leia também…
Brasil: Comandante da escolta do Presidente João Lourenço detido por agressão contra manifestantes
Ao serviço da diplomacia nos últimos anos, o embaixador Matias Bertino Matondo é um quadro que no passado já exerceu funções na direcção de informação e análise da secreta externa. A confirmação da sua nomeação deverá ser anunciada nos próximos dias, conforme apurou o Club-K.
Ainda a nível da reunião do Conselho de Segurança Nacional, foi apresentando ao Director Geral cessante, General José Luís Caetano Higino de Sousa, a possibilidade de ocupar outros cargos, nomeadamente, de futuro Chefe de Estado-Maior das FAA, de ministro da Defesa Nacional ou de embaixador de Angola na China. O demissionário Director Geral do SIE declinou as três propostas.
Leia também…
General Fernando Eduardo Manuel sondado para DG do SIE
Entretanto, tal como o ECOS DO HENDA avançou ontem, os recentes incidentes ocorridos no Brasil, durante a viagem do Presidente da República, aquando da tomada de posse do Presidente brasileiro eleito, Luís Inácio Lula da Silva, e mexidas na direcção das Forças Armadas Angolanas foram, desde já, alguns assuntos abordados na reunião, da qual saíram as linhas orientadoras para as exonerações e nomeações nos órgãos de defesa e segurança a serem anunciadas nos próximos dias.
Leia também…
Activista que agrediu general no Brasil pode ser extraditado para Luanda
De referir que o actual Director-Geral dos Serviços de Inteligência Externa (SIE), general José Luís Caetano Higino de Sousa “Zé Grande”, substituiu o tenente-general André de Oliveira João Sango, que ocupava o cargo desde 2006.
Leia também…
Mexidas à vista nos órgãos de segurança: Presidente da República orienta reunião do Conselho de Segurança Nacional
José Luís Caetano Higino de Sousa “Zé Grande” antes de ocupar o actual cargo, exercia o cargo de Chefe do Estado-Maior General Adjunto para a Área Operacional e de Desenvolvimento, tendo antes uma passagem pelos Serviços de Inteligência Militar. Já foi também comandante do Terminal Aéreo Militar.